A Volkswagen ainda não fala no assunto, mas os sindicatos dos metalúrgicos têm vazado importantes informações sobre o futuro da marca no Brasil. De acordo com assembleias realizadas em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e no Paraná, a VW já tem novos modelos na manga. Assim como a fabricação dos novos motores, nada está muito claro. Entretanto, já se fala em um SUV compacto e uma picape inédita com produção nacional.
A princípio, os novos produtos sairiam das linhas das plantas de São Paulo e do Paraná. A planta do ABC paulista, por exemplo, vai produzir dois modelos híbridos a partir de 2027. Mas comenta-se, por enquanto, apenas que a dupla tem o nome “EVO” dentro da montadora.
Já da planta de São Carlos, no interior de São Paulo, que é voltada a fabricação de motores, sairá o novo propulsor híbrido. Conforme noticiado pelo Jornal do Carro nesta semana, o atual 1.4 turboflex vai dar lugar ao 1.5 TSI, usado no mercado externo e apto a eletrificação. Afinal, trabalhará em conjunto a uma unidade elétrica.
A fábrica de Taubaté (SP), cederá suas linhas de produção para um SUV compacto. Com lançamento previsto para 2025, provavelmente, trata-se do sucessor do Gol, mas, agora, em forma e utilitário e propulsão híbrida.
Picape
Por fim, o aguardado lançamento da picape rival de Fiat Toro e companhia, vai ficar um pouco mais para frente. Feita em São José dos Pinhais (PR), de onde sai o T-Cross, a picape não será exatamente o que foi mostrado em 2018, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.
Os planos da marca são, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, montar uma picape no Brasil. A ideia inicial era que o modelo poderia vir da Argentina, onde a VW produz a picape média Amarok e o SUV Taos.
Agora, no entanto, ao invés de oferecer um produto robusto, com tração 4×4 e motor forte, a Volks parece querer fisgar os consumidores da Montana – que anda bem das vendas. Mas ainda é cedo para falar em detalhes, tanto que nem o nome é conhecido. Internamente, o projeto atende pelo codinome VW 247. Se vai chamar Tarok? Não se sabe.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!