Revelada pouco mais de dois meses atrás, a nona geração do Passat – que perdeu a carroceria sedã e manteve apenas a perua – já pode ser reservada na Alemanha.
Por ora, as primeiras versões disponíveis são apenas as equipadas com a motorização que combina o 1.5 eTSI a gasolina com tecnologia híbrida leve. A configuração de entrada, chamada apenas de Passat eTSI, custa 39.995 euros (pouco mais de R$ 212 mil na conversão direta, mesmo preço do Taos aqui no Brasil, por exemplo).
Chegará às lojas ainda a opção intermediária Business, também híbrida leve, por 44.995 (quase R$ 239 mil). Entre os diferenciais para a de entrada, por exemplo, há detalhes cromados na carroceria, vidros escurecidos na traseira, além de equipamentos de conforto e tecnologia.
Por fim, a versão com motor 2.0 a diesel por 48.495 euros, equivalente a R$ 257.500. Ao que parece, afinal, a Volkswagen ainda se agarra às tradições, lançando uma perua na terra dos SUVs e com motor a diesel quando só se fala em eletrificação.
Saiba mais sobre a nova Passat Variant
Feita na plataforma MQB, a mesma do Golf, a perua cresceu em relação à antecessora. São 4,91 metros de comprimento, 2,81 m de entre-eixos, 1,85 m de largura e 1,50 m de altura. O porta-malas também ficou maior: 690 litros, chegando a 1.920 l com o banco traseiro rebatido.
No visual, destaque para os novos faróis de LED Matrix e as lanternas dinâmicas de LED. Além das versões de entrada e Business, há ainda as opções Elegance e R-Line, que se diferenciam por detalhes no acabamento. As rodas têm 19 polegadas.
Interior e equipamentos
Por dentro, o Passat Variant tem visual limpo, com poucos botões físicos. Pela tela da central multimídia tem 12,9” é possível comandar diversas funções do veículo. Como opcional, há uma tela maior, de 15″. Além disso, o modelo traz painel digital de 10,25 polegadas, deixando para trás os mostradores analógicos.
A alavanca seletora de marchas fica agora na coluna de direção, onde ficavam os controles do limpador de para-brisas. Com isso, há mais espaço entre os bancos dianteiros. Inspirado no sedã elétrico ID.7, um novo interruptor do lado esquerdo do volante controla os piscas e também os limpadores. Bancos com aquecimento, ventilação e função de massagem também estão disponíveis.
Por fim, uma série de sistemas de condução semiautônoma fazem parte do pacote. Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de mudança e de manutenção de faixa, frenagem autônoma de emergência, assistente de estacionamento com câmera de ré e leitura de placas estão entre os itens de série de todas as versões.
Motorizações
Pela primeira vez na linha, uma opção híbrida leve está disponível para o modelo, com motor 1.5 eTSI a gasolina de 150 cv. Contudo, a perua também poderá receber o 2.0 TSI de 204 cv e tração dianteira, e por último, a versão 4motion, com tração integral e 265 cv.
Com motor a diesel, o 2.0 TDI terá configurações com 122 cv ou 149 cv (tração dianteira), ou 193 cv (4motion, integral). O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Enfim, para fechar o leque de opções há versões híbridas plug-in, com 204 cv ou 272 cv. Ambas combinam o 1.5 turbo a um motor elétrico com bateria de 19,7 kWh. Apenas com eletricidade, o carro é capaz de rodar até 100 km. Entretanto, a autonomia combinada chega a impressionantes 1.000 km. Nesse caso, o câmbio é o automático DSG de seis marchas.
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