Audi R8
Audi/Divulgação

Audi divulga vídeo de despedida para o icônico R8

Depois de 17 anos de mercado, Audi R8 terá produção encerrada para cumprir os planos de eletrificação da marca

Por Thais Villaça 17 de nov, 2023 · 4m de leitura.

No início deste ano, a Audi anunciou que encerraria a produção de carros a combustão até 2033. Mas ao que parece, o caminho para a eletrificação já está a todo vapor. Tanto que alguns de seus carros clássicos começam a dar adeus ao mercado. Depois de revelar a série de despedida do TT, a montadora alemã agora divulgou um vídeo no qual homenageia o superesportivo R8, que também está com os dias contados.

Chamado “Audi R8: The Last Lap” (Audi R8: A Última Volta), o vídeo mostra alguns exemplares do superesportivo reunidos. O primeiro a aparecer é o carro original, que foi lançado em 2006 (mas o modelo do vídeo é 2008), equipado com motor 4.2 V8 de 420 cv e 43,8 mkgf. Em seguida, surge a primeira geração do R8 GT (2012) ostentando seu 5.2 V10 de 560 cv e 55 mkgf.

Para terminar, duas belíssimas versões atuais do modelo: o R8 Performance quattro e o último GT RWD, com tração traseira. Ambos são equipados com motor 5.2 V10 com 610 cv e 57,1 mkgf. E assim, diante do espectador, 17 anos da história de um dos carros mais emblemáticos da Audi aparecem na tela. Veja o vídeo abaixo.


O Audi R8 pode voltar? 

Sem dúvida, é um tributo barulhento e cheio de nostalgia para o R8. A Audi encontrou uma forma comovente para se despedir de um carro que se tornou um ícone para a marca. Será triste vê-lo partir, mas ao menos tivemos o gostinho de relembrar todo o esplendor que o modelo representa desde sua estreia.

A montadora, entretanto, não revela o que o futuro aguarda para o R8. É difícil saber se essa é uma despedida definitiva ou se o fim da produção será apenas para a versão a combustão. Teremos um R8 elétrico no futuro? É cedo para dizer, mas a força desse nome e de sua história na Audi podem indicar um retorno mais à frente.


Afinal, não seria a primeira vez que uma fabricante de carros reaproveitaria um nome que marcou sua trajetória. A própria Audi deve ressuscitar o TT, que também está dando adeus, como um crossover elétrico. No final do vídeo, a frase “um ícone vive para sempre” aparece estampada junto aos quatro carros. Seria esse um… spoiler?

Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.