A Ampere, “divisão” da Renault responsável pela futura produção de modelos elétricos da marca, começa a dar seus primeiros passos. Um deles, por exemplo, foi a apresentação de um Renault Twingo conceito, que o Jornal do Carro noticiou recentemente. A empresa ficará responsável por acelerar a transição da marca para veículos elétricos.
Um dos ideais da nova empresa é “democratizar os carros elétricos na Europa”, e para isso cogita alcançar a paridade de preços entre os modelos elétricos e a combustão, por exemplo, frente os concorrentes dos segmentos B e C. Para isso, duas novas plataformas da marca já estão disponíveis: a AmpR Small (antiga CMF-B EV, para o segmento B), e a AmpR Medium (antiga CMF-EV, para o segmento C).
Uma das estratégias da Ampere para atingir seus objetivos é o corte de custos, em diversos setores, até 2027/2028. Os custos entre a primeira e segunda geração de elétricos do segmento C teria seriam reduzidos em até 40%, reduzindo o custo da bateria em até 50%, porém mantendo a autonomia. Além disso, reduções de 25% no custo de um motor elétrico e no custo da plataforma por veículo também fazem parte.
A empresa já apresentou ao público uma resposta para tantas intervenções: o novo Scenic E-Tech, cujo custo total de manutenção é igual ao de um modelo híbrido, segundo a empresa. Dentre as novidades que virão, está a chegada de novos modelos elétricos, como o Renault 5, que chega em 2024, e o Renault 4, que compartilhará a plataforma e demais elementos com o irmão maior, em 2025.
Renault Legend é nova aposta da marca entre os elétricos compactos
Entretanto, além desses modelos, a Renault prepara o “Legend”, modelo pequeno com proposta urbana. Seu consumo estimado é de 10 kWh/100km, terá produção na Europa e preço inferior a 20 mil euros, o equivalente a R$ 105 mil, em conversão direta. O valor é próximo do que está previsto para o BYD Seagull, por exemplo.
Assim, o modelo promete reduzir as emissões de CO² em até 75% durante seu ciclo de uso. O valor se dá quando comparado à média dos modelos a combustão contemporâneos a ele. Suas dimensões compactas também prometem um uso menor da energia das baterias, por exemplo.
Contudo, o modelo, pretendido para o segmento A, deve se juntar aos demais produtos da linha elétrica da Renault, como o Scenic e Megáne E-Tech. Além das novidades que virão, ele deverá aparecer durante o Capital Markets Day da Ampere. Por fim, outros dois modelos ainda estão por vir, fechando um total de sete carros feitos pela nova divisão até 2031.
Além disso, a Ampere também fabricará modelos para as marcas Alpine, Nissan e também para a Mitsubishi. A Dacia receberá um reforço da divisão de eletrificação, e soluções de software feitas pela nova empresa beneficiarão todo o Grupo Renault.
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