A Toyota lançou, primeiro na Tailândia, uma versão menor da picape média Hilux, chamada Hilux Champ. O modelo multifuncional representa uma evolução construída sobre uma derivação da atual plataforma da picape, e tem forte influência de um conceito recente, por exemplo, chamado IMV 0.
A Champ é uma versão de produção desse conceito, que, em linhas gerais, faz parte da nova geração da plataforma de comerciais-leves. A plataforma é desenvolvida para ser modular e personalizável, permitindo ao consumidor diversas combinações e usos diferentes. O modelo tem por objetivo tornar-se popular em mercados como o do sudeste asiático.
A forma final da plataforma IMV apareceu durante o Japan Mobility Show, sendo desenvolvida pela equipe tailandesa da marca, sob a liderança do próprio Akio Toyoda, então diretor administrativo da subsidiária. Desde então, ele assumiu um cargo de liderança na marca, como presidente do conselho.
Hilux é um dos modelos mais populares na Tailândia
Entretanto, na Tailândia, o nome Hilux tem um grande peso, sendo um dos veículos mais populares do país, e de preferência nacional. Esse é um fator determinante, uma vez que o modelo é produzido localmente na Tailândia, na fábrica de Samrong, e já vendeu 2,7 milhões de unidades no país. Além disso, exportou mais de 4 milhões de unidades, por exemplo.
O foco na personalização da plataforma é evidente, uma vez que é plana e tem um conjunto de furos, que suportam a fixação de uma variedade extensa de acessórios, por exemplo. Assim, a montadora coopera com mais de 100 empresas tailandesas de acessórios especiais, permitindo ampla personalização do modelo.
Modelo tem múltiplas opções de motor e carroceria, com foco no trabalho
No mercado de picapes, fervente no país, a Hilux Champ se posiciona na base da tabela, como opção de entrada. O modelo oferece os motores a gasolina de 2.0 ou 2.7 litros, e um diesel de 2.4 litros. Estarão disponíveis as versões com entre-eixos curto e longo, bem como a opção de chassi cabine, por exemplo. Por fim, seus preços ficam entre 459.000 a 577.000 baht, moeda tailandesa, algo entre R$ 63,8 mil e R$ 80,2 mil, em conversão direta.
O Jornal do Carro também está no Instagram!