A Renault comemora 25 anos de sua fábrica no Paraná, e durante as comemorações, afirmou que produzirá um novo SUV compacto, feito sobre a mesma plataforma do Kardian, recém-anunciado. A solenidade contou com a presença do Presidente em exercício Geraldo Alckmin.
O nome do modelo ainda não foi definido, mas o que se sabe é que ele disputará mercado com nomes como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, VW Taos e outros. O modelo faz parte dos recentes investimentos anunciados pela Renault no Brasil, e seu processo de criação terá custo em torno de R$ 2 bilhões, por exemplo.
Entretanto, ainda não há uma data para seu lançamento, que pode ficar para 2025. Segundo apuração dos colegas da Quatro Rodas, o futuro novo utilitário da marca pode ser um SUV cupê, que seguindo a nova identidade visual da Renault, pode ter dimensões parecidas com o modelo Austral, com traseira inspirada no Rafale, atual SUV cupê da marca.
Mudanças fazem parte do plano Renolution
Contudo, mesmo com o Austral flagrado em testes no Brasil, não seria ele quem ocupará para essa vaga. Segundo o CEO da Renault para a América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, a intenção da montadora é criar um produto específico para mercados como o Brasil, feito sob medida. Isso se traduz em produtos mais simples, como o Kardian, sem abdicar da qualidade e segurança.
Isso se dá por conta da plataforma RMP, uma evolução da CMF-B LS, que também é uma evolução da CMF-B HS, voltada para veículos vendidos na Europa, por exemplo. A estratégia da marca é vender menos modelos, mas vender modelos mais caros, numa tentativa de priorizar o lucro, produzindo menos. Atingir essa meta no mercado brasileiro exige tal meio-termo, uma vez que eleva o preço médio dos modelos, mantendo a competitividade e o volume.
Futuro modelo da Renault pode ter opção híbrida
A estratégia também influencia diretamente a motorização do futuro modelo. Enquanto o conjunto híbrido acabe sendo apenas uma possibilidade, o SUV contará com opção flex, algo já difundido no mercado nacional. Assim, é seguro pensar que as versões mais baratas tenham o motor 1.0 turbo do Kardian, com 125 cv. Enquanto as mais caras utilizem o TCe 1.3 Turbo, com 170 cv. Tal motor já equipou o SUVs Captur e Duster, mas vinha importado da Espanha.
No entanto, um investimento de R$ 100 milhões será feito para permitir a fabricação desse motor em território nacional. Desta forma, se tudo ocorrer bem, existe a possibilidade que o futuro SUV receba uma motorização híbrida, o que explicaria o Austral em testes no País. As opções vão desde os híbridos plenos até os híbridos-leves, nova tendência entre as marcas.
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