Você está lendo...
Volvo XC60 E XC90 serão reestilizados em 2025 com chegada do EX60
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Volvo XC60 E XC90 serão reestilizados em 2025 com chegada do EX60

Para manter os atuais XC60 e XC90 em linha, Volvo vai redesenhar SUVs híbridos e deixá-los com a aparência dos novos elétricos da gama EX

Diogo de Oliveira

07 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo XC60 e XC90
Novos Volvo XC60 e XC90 trazem pacote de baterias mais robusto e motor elétrico bem mais potente nas versões híbridas do tipo plug-in
Crédito:Volvo/Divulgação

A Volvo já tem uma agenda de lançamentos para 2025. A marca sueca, sob controle da chinesa Geely, vai estrear o inédito EX60, sucessor do atual XC60, SUV de maior sucesso da fabricante no mundo. Além disso, os atuais XC60 e XC90 terão sobrevida. Os dois SUVs híbridos ganharão uma reestilização profunda, que vai mudar os desenhos externo e interno, e deixará os utilitários parecidos com os novos SUVs 100% elétricos da marca.

A informação foi confirmada por Marcelo Godoy, novo presidente da Volvo Car Brasil. Conforme o executivo e o diretor de marketing, Rafael Ugo, os dois SUVs híbridos vão mudar para valer. Não haverá troca de plataforma e, portanto, ambos continuarão a ser híbridos plug-in, com motores a combustão e baterias que recarregam em tomadas e eletropostos. Entretanto, XC60 e XC90 terão um redesenho e vão mudar bastante por dentro e por fora.



Novos Volvo XC60 E XC90 rodam até 78 KM só com eletricidade

Publicidade


Assim, a expectativa é de que os dois SUVs ganhem o visual dos novos modelos da gama EX, como o EX30 e o EX90. Essa renovação, portanto, vai deixar os dois híbridos com a aparência moderna dos elétricos e afastar qualquer sensação de atraso tecnológico. Curiosamente, a atualização vai perpetuar (ao menos por algum tempo) a oferta de motores a combustão. Mas, mesmo assim, a Volvo projeta se tornar 100% elétrica ainda nesta década no Brasil.

Taxa de importação X Reajuste na linha Volvo

A partir de janeiro de 2024, os carros elétricos e híbridos ficarão mais caros. Conforme o decreto do governo, os veículos a bateria pagarão 10% de taxa de importação, percentual que subirá para 18% em julho. Já os híbridos pagarão taxa de 12% a partir do próximo mês, e de 20% de julho em diante. Contudo, a montadora sueca vai aplicar um percentual bem menor em seus modelos para não perder volume e continuar a crescer nas vendas.

  • EX30 – Aumento de 5%
  • C40 e XC40 – Aumento de 10%
  • XC60 e XC90 – Aumento de 10%

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Volvo EX30: aceleramos o novo SUV elétrico em Barcelona
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.