A Volvo já tem uma agenda de lançamentos para 2025. A marca sueca, sob controle da chinesa Geely, vai estrear o inédito EX60, sucessor do atual XC60, SUV de maior sucesso da fabricante no mundo. Além disso, os atuais XC60 e XC90 terão sobrevida. Os dois SUVs híbridos ganharão uma reestilização profunda, que vai mudar os desenhos externo e interno, e deixará os utilitários parecidos com os novos SUVs 100% elétricos da marca.
A informação foi confirmada por Marcelo Godoy, novo presidente da Volvo Car Brasil. Conforme o executivo e o diretor de marketing, Rafael Ugo, os dois SUVs híbridos vão mudar para valer. Não haverá troca de plataforma e, portanto, ambos continuarão a ser híbridos plug-in, com motores a combustão e baterias que recarregam em tomadas e eletropostos. Entretanto, XC60 e XC90 terão um redesenho e vão mudar bastante por dentro e por fora.
Assim, a expectativa é de que os dois SUVs ganhem o visual dos novos modelos da gama EX, como o EX30 e o EX90. Essa renovação, portanto, vai deixar os dois híbridos com a aparência moderna dos elétricos e afastar qualquer sensação de atraso tecnológico. Curiosamente, a atualização vai perpetuar (ao menos por algum tempo) a oferta de motores a combustão. Mas, mesmo assim, a Volvo projeta se tornar 100% elétrica ainda nesta década no Brasil.
Taxa de importação X Reajuste na linha Volvo
A partir de janeiro de 2024, os carros elétricos e híbridos ficarão mais caros. Conforme o decreto do governo, os veículos a bateria pagarão 10% de taxa de importação, percentual que subirá para 18% em julho. Já os híbridos pagarão taxa de 12% a partir do próximo mês, e de 20% de julho em diante. Contudo, a montadora sueca vai aplicar um percentual bem menor em seus modelos para não perder volume e continuar a crescer nas vendas.
- EX30 – Aumento de 5%
- C40 e XC40 – Aumento de 10%
- XC60 e XC90 – Aumento de 10%
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