O departamento de polícia de Dubai, que tem sua frota policial repleta de supercarros, vai ter que correr atrás do prejuízo. Isso porque a Poliza di Stato, da Itália, recebeu nesta semana nada menos que um Lamborghini Urus Performante.
O SUV de luxo com desempenho de superesportivo será usado em serviços especiais, incluindo o transporte médico de órgãos e plasma, de acordo com as autoridades italianas. Sua estreia nas ruas está programada para o início do ano que vem.
Como o Urus foi feito
Além de pertencer a uma das variantes mais envenenadas do modelo, o exemplar policial foi feito pelo Centro Stile da Lamborghini. Dessa forma, combina os tons azul e branca usados pela polícia italiana com faixas tricolores e logos reflexivos.
Fora a customização, o Urus recebeu ainda uma barra de luzes de LED com iluminação 360°. Além disso, também traz uma sirene no teto do veículo.
Os itens personalizados também invadem a cabine, com aparelhos especiais, caixa blindada para armazenamento de armas e até um display que exibe mensagens. O modelo também traz mudanças no porta-malas, onde ficam armazenados um desfibrilador e uma geladeira portátil própria para o transporte de órgãos.
666 cv
Para fazer um trabalho tão importante, o carro precisa ser veloz. E isso, sem dúvida, o Urus Performante é. Seu motor é um 4.0 V8 que produz 666 cv e 87,7 mkgf de torque. Com tração nas quatro rodas, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chega aos 306 km/h de velocidade máxima.
O Urus é o sexto veículo da Lamborghini a fazer parte da frota policial italiana. O próximo ano marca o 20o aniversário da colaboração entre a marca e as autoridades do país.
“É um grande prazer saber que nossos carros são usados para serviços públicos e, acima de tudo, em operações cruciais para salvar vidas humanas. Isso deixa a mim e a toda a empresa orgulhosos”, declarou Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini.
O Jornal do Carro também está no Instagram!