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Jeep Renegade 2025: SUV vai ganhar versões e reduzir conteúdos
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Jeep Renegade 2025: SUV vai ganhar versões e reduzir conteúdos

SUV compacto da Jeep, Renegade precisa de novidades para manter-se relevante no mercado, e a Stellantis prepara mudanças no modelo em 2025

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

18 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

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SUVs Renegade carro popular
Jeep Renegade, Compass e Commander recebem condições especiais até fevereiro
Crédito:KRPIX/ESTADÃO

O Jeep Renegade caminha para ser renovado para a linha 2025, e com isso, novidades para o SUV compacto estão chegando. As mudanças são necessárias, uma vez que a aposta da Stellantis no segmento tem sofrido baixa nas vendas, sendo necessária uma renovação para manter o interesse do público no modelo.

Segundo informações obtidas pelos colegas do Auto+, as novidades previstas para o próximo ano-modelo do Renegade podem causar um misto de emoções, para bem e para mal. O modelo perderá itens de série em sua versão “Renegade”, sem um nome específico, e ainda que não se saiba quais reduções serão essas, a versão irá se distanciar da Sport, que já foi uma versão de entrada no passado.



Jeep Renegade
Jeep/ Divulgação

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A diferença entre os dois modelos, no entanto, é pouca. Ela limita-se a alguns itens de série, presentes no Sport, e na garantia dois anos mais longa. Entretanto, apenas um rack de teto e um tampão de porta-malas, bem como a garantia, não parecem justificar uma diferença de R$ 13.800 entre as duas versões.

Contudo, não será apenas a versão de entrada que perderá itens de série. A variante Trailhawk também perderá alguns itens de série, sendo reposicionada abaixo da S, arrumando os preços. As dua versões 4×4 do modelo custam o mesmo: R$ 180.990. Mas, mesmo com o novo posicionamento, essa não será a versão mais barata do modelo 4×4.

Renegade terá novos pacotes e série especial Willys

Isso se deve à intenção da Jeep em retornar com a versão Moab. Antes oferecida com motor a diesel, e que agora usará o 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 mkgf de torque. Por fim, outra novidade para o Renegade será a introdução da série especial Willys, que chegará ao longo do ano-modelo. Além disso, a marca oferecerá os pacotes Upland, Sahara e Night Eagle para o SUV. Ainda não se sabe quais versões receberam esses pacotes, no entanto.


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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.