A Mercedes-Benz, hoje em dia, vende três quase vezes menos que a BMW. Desse modo, para tentar alcançar o patamar da principal rival, ou chegar perto disso, a marca da estrela de três pontas traz uma nova ofensiva e vai lançar, de uma só vez, seis carros no mercado nacional. Todos chegam a partir das próximas semanas.
O sexteto, no entanto, pertence a divisão esportiva Mercedes-AMG. É composto por: Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ (R$ 593.900), Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ (R$ 613.900), Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC SUV (R$ 674.900), Mercedes-AMG EQE 53 4MATIC+ SUV (R$ 894.900), Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ SUV (R$ 875.900), Mercedes-AMG GLE 63 S 4MATIC+ Coupé (R$ 1.279.900). Com a atualização, a marca passará, portanto, a oferecer 11 versões entre hatchbacks, sedans, SUVs e elétricos assinados pela divisão de alta performance.
A fabricante tem lançamentos com diversos tipos de carroceria e motorização. Os novos compactos AMG A 45 e CLA 45, a princípio, continuam equipados com o reconhecido motor 4 cilindros em linha mais potente do mundo. Agora, com 421 cv de potência. Torque: 51 mkgf. Tem câmbio automatizado AMG Speedshift DCT de 7 marchas e sistema de tração nas quatro rodas AMG Performance 4MATIC+. E oferece o modo “Drift”.
Eletrificado
O SUV GLC 43 tem o mesmo motor da dupla acima. Entretanto, conta com gerador de partida integrado (ISG), que fornece impulso adicional de 14 cv em algumas situações. O câmbio tem 9 marchas. Por fim, conta com eixo traseiro direcional em até 4,5°.
Enquanto o AMG GLE 53 4MATIC+ e seu motor 3.0 a gasolina eletrificado de 6 cilindros em linha e 435 cv será oferecido apenas na carroceria SUV, o Mercedes-AMG GLE 63 S 4MATIC+ e seu 4.0 V8, de 612 cv e montado a mão, será oferecido apenas na versão Coupé.
Elétrico
Completando a lista de lançamentos, a marca alemã oferece, por fim, o AMG EQE 53 4MATIC+ SUV. Trata-se do primeiro SUV 100% elétrico da marca de alta performance a chegar ao Brasil. Conta com um motor no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro que, juntos, geram 626 cv. Tem sistema de tração nas quatro rodas totalmente variável 4MATIC+ e sistema de suspensão a ar AMG Ride Control. Sua bateria de íons de lítio possui capacidade de energia utilizável de 90,6 kWh e tem dez módulos, totalizando 360 células. De acordo com o Inmetro, a autonomia é de até 338 km.
Por dentro, o SUV tem bancos esportivos revestidos com couro nappa e o sistema MBUX Hyperscreen que integra smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto). São três telas alojadas em uma única peça. A do motorista tem 12,3 polegadas, a central, 17,7″ e, por fim, a do passageiro mede 12,3″. Ademais, ar-condicionado, teto solar panorâmico, navegação com realidade aumentada, head-up display e assistentes de distância ativa, de manutenção de faixa e de estacionamento estão entre os itens de série.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!