Você está lendo...
Multas, licenciamento e transferência podem ser pagos com Pix
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Legislação

Multas, licenciamento e transferência podem ser pagos com Pix

Além do IPVA, disponível desde o ano passado, Governo de São Paulo liberou o pagamento de mais opções pelo Pix

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

04 de jan, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Pagamento via Pix
Pix pode ser usado para pagar multas e licenciamento antecipado
Crédito:Sefaz-SP/Divulgação

Com a correria do dia a dia, qualquer ação que cujo objetivo seja agilizar a vida do cidadão é bem-vinda. Dessa forma, o Governo de São Paulo anunciou na última quarta-feira (3) que o licenciamento antecipado, a transferência de veículos usados e multas de trânsito poderão ser pagos com Pix.

De acordo com o Detran-SP, quem decidir utilizar o recurso precisa acessar o portal da Secretaria da Fazenda (Sefaz-SP) para gerar um QR Code. Assim, é possível fazer os pagamentos pendentes. 



Desde outubro do ano passado, o Pix já estava disponível para a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Agora, mais opções podem ser quitadas por essa via, o que facilita o processo.

Publicidade


“Depois do IPVA, a atual gestão dá mais um passo importante de simplificação na relação com os cidadãos com a inclusão de novos pagamentos por Pix. A desburocratização dos serviços públicos é uma prioridade, na medida em que colabora diretamente para a melhoria do ambiente de negócios e da competitividade no Estado de São Paulo”, afirma Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento.

ctb
ALEX SILVA/ESTADÃO

Como fazer o pagamento via Pix

Para fazer o pagamento via Pix, o processo é bem simples. Basta acessar o site da Sefaz-SP e seguir as instruções. Mas é preciso ficar atento a alguns critérios. Após preencher o cadastro, o QR code para quitar as dívidas só tem validade de 15 minutos. É importante checar, por exemplo, se o destinatário da transferência está correto.


Além disso, o Detran-SP e a Sefaz-SP alertam que não não enviam boletos, e-mails ou mensagens via Whatsapp com QR Code para evitar fraudes. Portanto, caso receba alguma comunicação desses dois órgãos, não faça o pagamento. Desse modo, a única forma para realizar o Pix é o interessado entrar no site e solicitar o código.

Confira o passo a passo para acessar o serviço:

  • Acesse o sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento (https://pixipva.fazenda.sp.gov.br/pixipva)
  • Efetue o login e selecione o serviço desejado;
  • Para consultar débitos pendentes, preencha os campos com as informações necessárias (Renavam e placa ou, em alguns serviços, CPF/CNPJ) e clique em “Consultar”.
  • Selecione os débitos que deseja pagar e clique em “Pagar via Pix” para a emissão do QR Code.
  • Utilize o aplicativo de seu banco ou instituição de pagamento para ler o QR Code, ou clique em “Copiar” para utilizar a funcionalidade “Pix Copia e Cola”.
  • Em seu aplicativo financeiro, assegure-se de que o pagamento está direcionado à Secretaria da Fazenda e Planejamento, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil.
  • Após o pagamento, a mensagem “Pagamento Confirmado!” será exibida na tela do sistema da Sefaz.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião