O Governo de São Paulo abriu uma licitação para a instalação de novos radares nas rodovias estaduais. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), serão cerca de 649 novos dispositivos. Dessa forma, soma um investimento de R$ 196,8 milhões para os serviços de fiscalização do controle de velocidade nas rodovias. Seja como for, a previsão é de que a instalação aconteça já no primeiro semestre de 2024.
Ainda segundo o DER, os equipamentos atuais serão substituídos por dispositivos mais modernos. Uma das novidades vai ser a adição da tecnologia OCR, que permite a leitura automática de placas. Além disso, também vão exercer a função de contagem de veículos, com capacidade de transmissão de informação em tempo real para o departamento.
Cabe lembrar que o Jornal do Carro já adiantou os novos radares que estarão disponíveis no Litoral Norte de São Paulo. Ao todo, será 22 novos dispositivos de monitoramento ao longo das rodovias. De acordo com o edital, a Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), por exemplo, vai contar com 10 novos dispositivos em toda sua extensão. Ela, aliás, conecta Ubatuba e Tatuapé e o primeiro novo radar fica a partir do km 5,9. Em seguida, a Rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rego (SP-55), também conhecida como Rio-Santos, recebeu 12 novos radares ao longo dos 230 km. Por fim, na rodovia estadual SP-131, em Ilhabela, há um novo radar no km 11,2 no sentido Norte/Sul. Veja a lista completa.
Radares contam com margem de tolerância
Seja como for, é importante dizer que esses radares contam com uma tolerância que nem todo motorista conhece. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), essa tolerância acontece por conta de uma margem de erro do aparelho de medição. Afinal, eles não são 100% precisos. Para as vias onde a velocidade máxima permitida é de até 100 km/h, por exemplo, os radares geralmente têm uma tolerância de 7 km/h. Isso significa que, se o veículo estiver em uma via com limite de 50 km/h, o radar só registrará a infração quando a velocidade atingir 57 km/h.
Já nas vias com limites acima de 100 km/h, a tolerância é de 7% sobre o limite. Ou seja, se a velocidade máxima da rodovia for de 110 km/h, como é o caso da Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, a tolerância dos radares será de aproximadamente 118 km/h. Aliás, o próprio Contran já divulgou uma tabela que mostra a velocidade que aparece no velocímetro e a velocidade que o aparelho vai considerar dentro da margem de erro. Confira.
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