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Feriadão: deixe a manutenção do carro em dia; veja dicas
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Manutenção

Feriadão: deixe a manutenção do carro em dia; veja dicas

Manutenção preventiva antes de pegar a estrada previne acidentes e possíveis multas; e dá até para fazer na garagem de casa

Vagner Aquino, especial para o Estadão

23 de jan, 2024 · 9 minutos de leitura.

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Crédito:CLAYTON DE SOUZA/ESTADÃO

A falta de tempo, de dinheiro, ou a impossibilidade de folgas no trabalho exigem que muitos escolham viajar para locais próximos neste feriadão – é aniversário de São Paulo na quinta-feira (25) – onde é mais vantagem ir de carro. Mas não pense que é só apanhar as chaves e o documento e sair por aí, afinal, qualquer viagem, por mais breve que seja, exige manutenção preventiva. Nem que seja aquela revisão básica, que dá para fazer na garagem de casa. O foco é garantir tranquilidade e evitar paradas inesperadas pelo caminho.



Para quem não quer (ou não pode) gastar com mecânico, é imprescindível reservar um tempo para fazer uma inspeção no veículo. Em menos de uma hora, dá para verificar o funcionamento do sistema de iluminação, o estado dos pneus e os níveis de água do radiador e óleo do motor, por exemplo. Portanto, caso se sinta confortável, faça a manutenção você mesmo

Limpadores e palhetas do para-brisa

As palhetas dos limpadores exigem cuidados básicos. Por isso, limpe as borrachas dos componentes com um pano úmido. Isso evita que risquem o para-brisa. Se estiverem ressecadas, faça a substituição (consulte o verso da embalagem antes da compra do componente para saber se determinado modelo se aplica ao seu carro). O modo de aplicação é simples (leia mais). Feita a higienização ou substituição, lembre-se de verificar o funcionamento. Encha, por fim, o reservatório com água.

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Confira se o pneu tem bolhas ou desgaste (Monica Zarattini/Estadão)

Pneus

Outro item que muitos condutores não dão a devida importância, mas que são cruciais para o bom funcionamento de todo o conjunto são os pneus (conte aí o estepe). Fique atento ao desgaste excessivo ou irregular das bandas de rodagem. Isso indica troca. A pressão deve ser checada semanalmente ou a cada 15 dias, no máximo. A indicação da carga ideal fica no manual do proprietário ou, em alguns modelos, no canto da porta do motorista ou na portinhola do tanque de combustível. Se a marca do TWI foi atingida, é hora de trocar.

Motor

Com o motor frio, verifique o nível do líquido de arrefecimento do radiador (há marcações no próprio reservatório) e do óleo. Para isso, retire a vareta, limpe-a (pode ser com papel toalha, por exemplo, para não contaminar o lubrificante) e recoloque no tubo. Retire-o novamente e veja se a marca está entre os níveis de máximo e mínimo. Dê a partida e veja se há ruídos incomuns no motor. Dar uma voltinha para se certificar que está tudo certo com as suspensões e o balanceamento e alinhamento nunca é demais. No caso de anormalidades, vá ao mecânico.


Debaixo do capô, cheque desde o óleo até a água do limpador de para-brisa (Caoa Chery/Divulgação)

Luzes

Faróis altos e baixos, lanternas, luzes de ré e de neblina, bem como setas e luzes que iluminam as placas e o interior do carro devem ser verificadas. Esse descuido pode até acarretar em multa, cabe lembrar. Durante a manutenção preventiva cheque o alinhamento dos faróis e suas regulagens, e se as vedações das lentes estão em bom estado para evitar a entrada de água. Se a cor da lente do farol estiver amarelada ou opaca é necessário trocá-la. Inclusive, nunca passe produto químico no componente e evite adaptações.

Equipamentos gerais

É importante saber como está a bateria. Se o veículo apresentar problemas de partida, observe a situação do componente e do alternador. E não se esqueça de checar estepe, triângulo, chave de roda e macaco. Tudo deve estar em perfeitas condições para casos de pane.


Documentação

Nunca é demais lembrar que, em de blitze, o carro pode ser apreendido se não estiver com a documentação em dia, ou se a habilitação do condutor tiver vencido há mais de 30 dias. Isso, no entanto, gera multa gravíssima, de R$ 293,47, e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No mecânico

Mesmo com todos esses cuidados, nada como levar o carro, previamente, em um mecânico. Afinal, como sempre indicamos, sai mais em conta a manutenção preventiva do que a corretiva. Além de todos os tópicos já citados nesta reportagem, um dos pontos de atenção do profissional é o sistema de freios, afinal, é disso que depende a desaceleração do veículo – principalmente em estradas, onde a velocidade é mais alta. O fluído de freio, lonas, discos e pastilhas também merecem atenção redobrada.

O alinhamento das rodas e pneus é essencial. O procedimento serve para ajustar os ângulos das rodas, fazendo com que elas fiquem paralelas em relação ao solo e ao volante. Isso, evidentemente, mantém o controle do carro.


Já o balanceamento consiste em algo fundamental para dar equilíbrio ao veículo. E também interfere no desempenho dos pneus. A falta disso pode até fazer com que o motorista perca o controle da direção quando em movimento.

No motor, peça para o mecânico que fizer a manutenção para que confira as velas. Elas são responsáveis por produzir a centelha que induz a queima da mistura do ar com o combustível nos cilindros do motor. Ou seja, velas ruins podem provocar falhas na partida e perda de desempenho. Inclusive, a revisão do sistema de ignição é parte fundamental para garantir uma boa viagem, o que engloba, além das velas, os cabos e bobinas de ignição. É importante, também, verificar as correias do alternador. Caso apresentem ressecamento ou algum tipo de dano, resta a substituição como único caminho.

Por fim, peça ao profissional a checagem do estado dos amortecedores. E entenda se está tudo certo com molas, buchas e bandejas. O conserto do sistema pode não ser barato, mas é fundamental no caso de anormalidades.


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