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Tesla vai produzir baterias de elétricos nos EUA com tecnologia chinesa
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Tesla vai produzir baterias de elétricos nos EUA com tecnologia chinesa

Tesla pretende produzir baterias com equipamentos da empresa chinesa CATL; para isso, vai aumentar capacidade da fábrica em Nevada, EUA

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

03 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Para produzir baterias, Tesla vai aumentar capacidade de sua fábrica em Nevada, EUA
Crédito:Divulgação/Tesla

A Tesla está com planos de começar a produzir baterias para seus carros elétricos. De acordo com o último relatório da Bloomberg, a marca do bilionário Elon Musk pretende comprar equipamentos da chinesa CATL, empresa líder de produção de células lítio-ferro-fosfato (LFP). Assim, vai instalar em uma unidade em Nevada, EUA. Com essa estratégia, a montadora vai cobrir todos os custos e terá uma linha de montagem de baterias própria, mas com tecnologia chinesa.

Segundo o relatório, o objetivo é começar de forma pequena. A capacidade inicial, portanto, será de 10 GWh de células para utilizar nos sistemas de armazenamento interno de baterias. Logo em seguida, a Tesla teria planos para aumentar a cadeia de abastecimento e expandir a produção. Para isso, de acordo com o site Autoevolution, estaria nos planos da marca aumentar a capacidade de produção da sua fábrica na Califórnia.



Tesla/Divulgação
Tesla/Divulgação

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Tesla tem motivo

Cabe lembrar que, nos Estados Unidos, a Lei de Redução da Inflação oferece créditos fiscais para quem produz baterias localmente. O governo federal paga em torno de US$ 35 por kWh. No entanto, a produção local não tem acompanhado a fabricação de modelos elétricos. Além disso, com as regras mais rígidas em 2024, uma menor quantidade de modelos entra nessa linha de crédito fiscal.

Segundo o site, o Tesla Model 3, por exemplo, perdeu o incentivo na maioria das configurações. Dessa forma, o modelo pode sair mais caro que o Model Y, tornando a compra menos interessante. Atualmente, a marca de elétricos utiliza as baterias da Panasonic nos Model 3, Y, S e X. No começo deste ano, aliás, a empresa anunciou que vai aumentar a densidade das células e o nível de produção. Dessa forma, vai ter uma produção adicional em sua fábrica no Kansas.

Seja como for, a Tesla também importa muitas células e componentes da China. Além disso, também produz poucas células em sua giga fábrica no Texas. No entanto, todas são de uso exclusivo para a picape Cybertruck. Ou seja, a montadora está buscando meios para tornar a produção de seus elétricos menos custosa, para compensar no preço final do veículo.


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