Apesar da proliferação de carros híbridos e elétricos no mercado brasileiro, esses veículos ainda estão longe de atingir números de vendas dos modelos a combustão, entretanto. Então quando falamos de carros mais econômicos do mercado, não seria justo incluir os eletrificados. Isso porque mesmo os híbridos, que também têm motor a combustão, gastam muito menos que qualquer carro sem a ajudinha da energia elétrica. Isso sem falar nos elétricos, que só aumentam a conta de luz, mas fazem o motorista passar longe do posto.
Dessa forma, baseados na última edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) 2024, divulgado no início do mês pelo Inmetro, elencamos os carros flex mais econômicos vendidos hoje no Brasil. Talvez econômicos não seja o termo correto, já que o instituto que cria os parâmetros de avaliação classifica os veículos por MJ/km, que mede a eficiência energética de cada modelo.
Como classificar os mais econômicos?
Mas o que significa MJ/km? Em síntese, MJ vem de megajoule, que equivale a um milhão de joules, que por sua vez é a unidade usada para medir a energia mecânica ou térmica. Em termos mais simples, é a quantidade de energia necessária para mover o carro por um quilômetro, por exemplo. Dessa forma, o quão menor for o consumo energético, mais quilometragem o carro roda com um litro de combustível.
Portanto, como explicação, um litro de etanol tem 20 MJ e de gasolina tem 28,9 MJ. Assim, o consumo em km/l é sempre melhor com o segundo combustível. Por esse motivo, a classificação é feita por MJ/km, mas como critério de desempate, usamos o km/l para descobrir quais são os carros flex mais econômicos do Brasil. Todos os modelos, contudo, são equipados com motor 1.0, sem surpresas, sendo turbo ou aspirados. Afinal, esses propulsores sempre tiveram como mote a boa economia de combustível. Desse modo, confira o ranking abaixo.
Carros mais econômicos do mercado brasileiro em 2024
- 1 – Renault Kwid – 1,36 MJ/km
- Cidade (etanol): 10,8 km/l
- Estrada (etanol): 11 km/l
- Cidade (gasolina): 15,3 km/l
- Estrada (gasolina): 15,7 km/l
- 2 – Chevrolet Onix Plus 1.0 – 1,42 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,3 km/l
- Estrada (etanol): 12 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina): 17,4 km/l
- 3 – Chevrolet Onix 1.0 – 1,46 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,3 km/l
- Estrada (etanol): 11,4 km/l
- Cidade (gasolina): 13,3 km/l
- Estrada (gasolina): 16,5 km/l
- 4 – Peugeot 208 1.0 – 1,47 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,6 km/l
- Estrada (etanol): 11,1 km/l
- Cidade (gasolina): 13,3 km/l
- Estrada (gasolina): 15,8 km/l
- 5 – Fiat Cronos 1.0 – 1,47 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,8 km/l
- Estrada (etanol): 11 km/l
- Cidade (gasolina): 13,4 km/l
- Estrada (gasolina): 15,6 km/l
- 6 – Renault Stepway 1.0 – 1,48 MJ/km
- Cidade (etanol): 10 km/l
- Estrada (etanol): 10,2 km/l
- Cidade (gasolina): 13,9 km/l
- Estrada (gasolina):14,7 km/l
- 7 – Volkswagen Polo 1.0 turbo – 1,48 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,3 km/l
- Estrada (etanol): 10,5 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina):15 km/l
- 8 – Fiat Mobi 1.0 – 1,50 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,6 km/l
- Estrada (etanol): 10,4 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina): 15 km/l
- 9 – Hyundai HB20 1.0 – 1,51 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,6 km/l
- Estrada (etanol): 10,4 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina): 15 km/l
- 10 – Volkswagen Polo 1.0 – 1,51 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,3 km/l
- Estrada (etanol): 10,5 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina): 15 km/l
O Jornal do Carro também está no Instagram!