Na semana passada, a Renault apresentou preços, estratégias e data de estreia do Kardian no mercado brasileiro e, agora, a fabricante deu início a produção em série do SUV compacto. O palco é a fábrica da marca em São José dos Pinhais, no Paraná, batizada como Complexo Ayrton Senna. Por lá, o modelo chega como o primeiro produto feito sobre a nova plataforma CMF e também o pioneiro no uso do novo motor 1.0 turboflex com caixa de câmbio automático de dupla embreagem. Suas entregas ficam para o fim de março.
O Kardian já entrou em pré-venda online, onde o cliente dispõe de benefícios (leia mais). Em três versões de acabamento, Evolution, Techno e Première Edition, seus preços ficam em, respectivamente, R$ 112.790, R$ 122.990 e R$ 132.790.
Motor e visual
Em qualquer das três versões de acabamento o Kardian, a princípio, conta com o mesmo motor. Trata-se, portanto, do inédito 1.0 turbo TCe de 125 cv e 22,4 mkgf de torque. O três cilindros com injeção direta é, por fim, combinado ao câmbio automatizado EDC, de seis marchas e dupla embreagem.
O novato, em síntese, se destaca por posicionar-se um degrau acima do Stepway (que não sai de linha, por ora). O concorrente de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus tem, no design, um de seus principais apelos. Qualquer semelhança com o Stepway europeu é mera coincidência – explicou a Renault em outras ocasiões. Pois bem, na dianteira, tem conjunto óptico com luzes de uso diurno (DRL) acima dos faróis convencionais. A grade frontal em formato de losango exibe desenhos que lembram o logotipo da Renault. Inclusive, o logo é novo.
Nas laterais, o destaque vai para os para-lamas alargados com arcos pretos em torno das caixas de roda. Tem, ainda, barras de teto que podem mudar da posição longitudinal para transversal como uso de uma ferramenta especial. Nos para-choques, há detalhes prateados.
Na traseira, por fim, o teto inclinado dá um ar de modernidade ao modelo. Ângulos de ataque e saída são de 20° e 36°, respectivamente. Já na parte de trás, as lanternas têm formato de “C”. Do lado de dentro, contudo, a cabine do Kardian oferece soluções como painel com costuras em linha laranja e bancos forrados com tecido em dégradé de mesmo tom. No total, só no console há 8 litros de capacidade em vários porta-objetos.
O que vêm de série?
O Kardian, que tem total de 13 sistemas de assistência a condução (ADAS) na versão mais cara vem, desde o modelo base, com seis airbags, controlador e limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré. Controles eletrônicos de estabilidade e de tração, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Start&Stop e modo ECO com EcoScoring também estão no pacote, bem como o painel de instrumentos digital de 7″, a central multimídia de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay e o ar-condicionado digital.
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