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Renault Kardian: tudo que sabemos sobre o novo SUV brasileiro
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Renault Kardian: tudo que sabemos sobre o novo SUV brasileiro

Inédito no mercado, Renault Kardian chega às lojas brasileiras até março e também vai estrear o novo motor 1.0 turboflex de 125 cv

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

14 de jan, 2024 · 9 minutos de leitura.

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Renault
Modelo vem com inédito motor 1.0 turbo de 3 cilindros e 125 cv; câmbio é automatizado de dupla embreagem
Crédito:Renault/Divulgação

O Renault Kardian está previsto para chegar às lojas brasileiras em março deste ano. O SUV inédito estreou no País em outubro de 2023 e é o primeiro modelo da nova linha de carros da montadora francesa. Por aqui, o utilitário vai ocupar o lugar do atual Stepway. Seja como for, o Kardian é uma das grandes apostas da Renault. Tanto que a marca fez um investimento pesado na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para produzir o novo SUV compacto. Dessa forma, a expectativa é de um alto volume de vendas.

Um dos grandes destaques do Kardian é a plataforma CMF-B, mesma arquitetura usada nos modelos europeus da marca. No entanto, para se destacar diante de concorrentes como Fiat Pulse e VW Nivus, o SUV da Renault terá outro trunfo: o novo motor 1.0 turboflex com injeção direta. Este, aliás, também terá produção na fábrica do Paraná. Segundo a fabricante, o conjunto consegue gerar 125 cv de potência e um torque máximo de 22,4 mkgf. Além disso, terá ainda o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, com tração dianteira.



Renault Kardian é o próximo rival de Fiat Pulse e VW Nivus

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Como a estratégia é ter preço acessível, especula-se que o Renault Kardian poderá ter uma versão de entrada com o motor 1.6 flex já disponível no Stepway, por exemplo. Este rende até 118 cv e 16 mkgf. Dessa forma, é possível que tenha preço de largada próximo ao do Fiat Pulse, na faixa de R$ 100 mil. Seja como for, não há, por enquanto, previsão de oferta de câmbio manual.

Como é o novo Renault Kardian?

Em relação ao design, o Kardian traz um desenho moderno dentro da tendência vista em outros modelos. Na dianteira, por exemplo, os faróis se dividem em duas peças e as luzes diurnas de LEDs acompanham a grade frontal. O SUV, inclusive, já traz o novo escudo da Renault. Na traseira, as lanternas em formato de “C” também são de LEDs e ficam em posição elevada.

Dessa forma, o Kardian não apresenta qualquer semelhança com a nova geração do Dacia Stepway. Mas, nas laterais, assim como nas dimensões, é evidente que os dois compartilham o projeto, sobretudo na área das janelas e de portas, que são idênticas.


SUVs kardian renault
Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Em tamanho, o Kardian é um pouco maior que o Pulse e mais próximo do Nivus. Com 4,12 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, supera os 4,10 m e 2,53 m do rival da Fiat. Mas o VW tem 4,26 m e 2,56 m de entre-eixos. O Fiat, aliás, também tem porta-malas menor. São 370 litros contra os 410 litros do Renault, que fica atrás do Volkswagen, com 415 l.

Cabine mais sofisticada

Por dentro, o Kardian também mostra boas diferenças em relação ao Stepway, apesar de preservarem certa semelhança. No geral, o Renault é bem mais sofisticado que o Dacia, com padrão de acabamento mais caprichado. Por exemplo, tem volante diferente e um console entre os bancos que promete chamar a atenção. Afinal, o Kardian terá um joystick no lugar da tradicional alavanca de câmbio. Da mesma forma, o novo SUV terá quadro de instrumentos com tela configurável.


A cabine do Kardian oferece soluções vistas em modelos europeus. O interior, por exemplo, aparenta ter materiais de boa qualidade. O painel traz costuras com linha laranja e os bancos são forrados com um tecido em dégradé de mesmo tom. No total, só no console há 8 litros de capacidade em vários porta-objetos.

Renault Kardian
Renault/Divulgação

Além disso, o quadro de instrumentos é uma tela digital de 7 polegadas e a central multimídia tem outra, de 8″, sensível ao toque e com espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay. Quatro portas USB (duas na frente e duas atrás), recarga de celular por indução e três modos de condução também estão no pacote. São eles: Eco, Sport e MySense.


Kardian terá quatro versões disponíveis

No fim de outubro, quando revelou o SUV, a Renault mostrou o Kardian apenas na versão de lançamento, que se chamará Premiere Edition. Logo depois, o modelo teve um flagra feito da versão básica. Em seguida, o Jornal do Carro trouxe informações sobre todas as configurações do utilitário. Ao todo, o Renault Kardian contará com 4 configurações. São elas: Evolution, Tecno, Iconic e Premiere Edtion – esta última com unidades limitadas.

Na opção de entrada Evolution, o Renault Kardian, portanto, terá acabamento mais simples. A rodas, por exemplo, serão de ferro com calotas de 16″. No interior, há revestimento em tecido com desenho xadrez. Depois vem a intermediária Tecno. Esta terá detalhes em laranja e preto no painel, mas a principal diferença serão as rodas de liga leve. Por fim, a versão topo de linha Iconic já deverá contar com couro sintético no painel e nos bancos.

Renault Kardian
Renault/Divulgação

Por fim, a versão de lançamento Premiere Edition terá detalhes exclusivos na carroceria, bem como bancos com revestimento de couro ecológico e detalhes laranjas na cabine. O visual se completa com as rodas escurecidas de liga leve de 17″. No Brasil, o Kardian terá 5 opções de cores no portfólio, sendo elas: Branco Glacier, Preto Nacré, Cinza Cassiopée, Prata Etoilé e Laranja Energy. A montadora também exibiu as cores Azul Iron e Vermelho Defeu.

E o preço?

Diferente de Sandero e Logan, o Kardian não será um carro de entrada. O SUV vai atuar em uma faixa abaixo do novo Duster Plus e acima do Stepway – embora muitos duvidem, a Renault garante que não vai tirar o velho hatch aventureiro de linha. Ou seja, o Kardian terá versões mais caras que os R$ 119 mil da versão de topo Stepway Iconic. Contudo, a expectativa é de que não fuja da faixa do Fiat Pulse, que vai de R$ 102.990 a R$ 133.990.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.