A Fiat Titano estreou no mercado como uma das picapes médias mais baratas do Brasil. Ao menos em tese. O modelo parte de R$ 219.990 na versão de entrada Endurance, mais voltada para o trabalho. Mas, geralmente, o preço de tabela acaba recebendo reduções significativas na hora de fechar negócio, especialmente quando se fala em venda jurídica. Para frotas, então, os descontos são ainda mais generosos e podem passar de 15%. Algumas marcas têm até versões exclusivas para vendas diretas ou condições especiais para produtores rurais, que são ainda mais em conta.
E não é preciso muito para encontrar preços reduzidos, já que nos próprios sites das montadoras existem opções de oferta de acordo com a região em que o comprador está. Quer um exemplo? A Nissan Frontier Attack, que normalmente custa R$ 268.450, pode ser encontrada por R$ 209.990 no site da marca – um abatimento de quase R$ 60 mil. Na Chevrolet, a S10 na versão LTZ, por exemplo, sai de R$ 292.800 por R$ 248.990 – mais de R$ 40 mil abaixo da tabela.
Posicionamento da Titano no mercado
A Titano também deve receber abatimentos nas futuras negociações. Considerando os preços divulgados pelas próprias montadoras, falamos que a caminhonete da Fiat seria o modelo mais em conta do mercado. Contudo, ela chega oficialmente como o segundo modelo mais barato entre as sete opções de picapes médias disponíveis no mercado brasileiro, logo atrás da Mitsubishi L200 Triton Outdoor. Mas devido suas atuais configurações em relação à motorização e preço, a novata vai brigar nas categorias de entrada ou intermediárias do segmento, uma vez que não tem configurações mais potentes e sofisticadas ou com pacote de tecnologias mais modernas, como algumas rivais.
Dessa forma, a Titano deve brigar pela quarta posição da categoria com L200 e Frontier, já que não terá volume – nem gama variada – para atingir o pódio nos patamares de Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. De acordo com a Fiat, a expectativa de vendas é de 800 a pouco mais de 1.000 unidades ao mês, o que para uma montadora com alta capilaridade – são mais de 500 concessionárias da marca espalhadas pelo País -, são cifras bem modestas. Mas isso também é por conta da capacidade de produção da fábrica uruguaia, de onde vem o modelo.
Veja os preços
Confira abaixo os preços de tabela das versões de entrada das picapes médias disponíveis no mercado brasileiro (não consideramos as versões chassi cabine, que não têm caçamba e precisam de implementos). Lembrando que as configurações variam muito de acordo com a fabricante, então os modelos mais baratos podem ter mudanças em relação ao tipo de tração (4×2 ou 4×4), ao câmbio (automático ou manual) e até à cabine (simples ou dupla). Todas, contudo, têm motorização diesel. Desse modo, não é um comparativo de versões, mas apenas uma lista com os preços mais baixos de cada veículo.
- Mitsubishi L200 Triton GLX Cabine Dupla 4×4 MT – R$ 219.900
- Fiat Titano Endurance Cabine Dupla 4×4 MT – R$ 219.990
- Toyota Hilux Cabine Simples 4×4 MT – R$ 226.790
- Ford Ranger XLS Cabine Dupla 4×2 AT – R$ 234.990
- Nissan Frontier S Cabine Dupla 4×4 MT – R$ 244.450
- Chevrolet S10 LS Cabine Dupla 4×4 MT – R$ 247.890
- Volkswagen Amarok V6 Comfortline 4×4 AT – R$ 298.430
Siga o Jornal do Carro no Instagram!