No Brasil, vira e mexe, as montadoras ajustam os preços (para mais) dos carros. Para se ter ideia, só neste mês, Honda HR-V e os Hyundai Creta, HB20 e HB20, por exemplo, ficaram mais caros. A China, porém, segue o caminho reverso. Por lá, a BYD acaba de reduzir o preço de mais um de seus modelos. Dessa vez, o contemplado foi o hatch elétrico e2, lançado em meados do ano passado. Com a redução, ficou com valores equivalentes aos compactos Mobi e Kwid vendidos no Brasil.
O e2 baixou de 102.800 yuans (pouco menos de R$ 73 mil, na conversão direta) para 89.900 yuans, o equivalente a R$ 63.260. Para quem não se lembra, no Brasil, os compactos Mobi e Kwid cobram R$ 72.990 e R$ 72.640, respectivamente. E tem também o Citroën C3, que já saiu da promoção, mas continua como um dos mais baratos do Brasil. Pelo hatch, a marca francesa cobra os mesmos R$ 72.990 do primo Mobi (ambos pertencem à Stellantis).
Motorização e detalhes
Com base na plataforma LFP Blade, o e2 tem motor elétrico, posicionado no eixo dianteiro, de 95 cv e 18,3 mkgf de torque. A bateria (feita com íons de lítio) de 43,2 kWh fornece autonomia para até 405 km com a carga completa. O visual dianteiro do e2 em nada lembra os irmãos. Já a parte traseira herda detalhes do SUV Yuan Plus, principalmente pelas lanternas e pelo formato da coluna C. No interior, tem central multimídia com tela flutuante e rotativa (como em todos os modelos da marca) e o mesmo volante do irmão maior.
Desde 2019 voltado apenas para taxistas no mercado chinês, o BYD e2, após leve reestilização, começou a ser vendido para o público há um ano. Em síntese, embora tenha porte de Volkswagen Golf, com seus 4,26 metros de comprimento, o hatch tem jeitão de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Polo e companhia – todos, com tamanho entre 4 m e 4,16 m. Na lista de itens de série, além de tela central, o modelo conta com quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas e bancos revestidos com couro.
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