Depois de algumas tentativas, eis que o Volkswagen Polo repetiu o feito do saudoso Gol e conseguiu a liderança das vendas de automóveis e comerciais leves no mercado brasileiro. E não é só no mês. Além de emplacar mais de 11 mil unidades em março – ultrapassando a ex-líder Fiat Strada em quase 2.000 unidades -, o hatch da VW teve 27.263 registros entre janeiro e o mês passado, conquistando o topo do pódio também no acumulado de 2024. O novo integrante do line-up, o Polo Robust, voltado exclusivamente à venda direta, certamente contribuiu com o resultado.
Além de Polo e Strada, números preliminares apontam que o Chevrolet Onix (7.753) ocupa o terceiro posto do pódio. E, por fim, fecham o top five, Fiat Argo e Volkswagen T-Cross com, respectivamente, 6.850 unidades e 5.463 unidades. Por falar nisso, este último – que será reestilizado em breve – é o SUV mais vendido do mês. Assim, já soma 12.860 unidades emplacadas no acumulado do ano. De qualquer forma, as vendas no acumulado do ano ficam atrás de concorrentes, como Hyundai Creta e Nissan Kicks, por exemplo.
VW é a marca mais vendida
Além ter o carro mais vendido do mercado e o SUV mais emplacado do mês, a Volkswagen também é a marca que mais cresceu em volume neste ano. As vendas da fabricante somaram 76.834 unidades só em 2024. Para comparação, entre janeiro e março de 2023, foram 59.724 registros. Ou seja, 17.110 unidades a mais de um ano para o outro.
Esse volume de vendas representa crescimento de 29% da Volkswagen em 2024 ante a 2023 (janeiro a março). Número, aliás, acima da indústria, que cresceu 11% no mesmo período. A marca também está consolidada na vice-liderança de mercado com 15,9% de market share no acumulado de 2024 e 17,5% no mês de março. O primeiro lugar continua com a Fiat.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!