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BMW X5 se torna o primeiro híbrido plug-in a ser produzido no Brasil
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BMW X5 se torna o primeiro híbrido plug-in a ser produzido no Brasil

Versão híbrida plug-in do BMW X5 tem quase 500 cv de potência e autonomia de até 642 km; SUV de luxo recarrega bateria em cerca de 3 horas

Thais Villaça, especial para o Jornal do Carro e Diogo de Oliveira

10 de abr, 2024 · 5 minutos de leitura.

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BMW X5 xDrive50e híbrido plug-in
BMW X5 é o primeiro carro híbrido plug-in com produção nacional
Crédito:BMW/Divulgação

A BMW anunciou nesta quarta-feira (10) a produção nacional do SUV X5 na versão híbrida plug-in, que é recarregável em tomadas. De acordo com o presidente e CEO da montadora na América Latina, Reiner Braun, “um em cada quatro carros da marca vendidos no Brasil é híbrido ou elétrico, o que prova o sucesso da eletrificação no País”. Assim, o modelo – hoje importado – passará a ser montado na fábrica de Araquari, em Santa Catarina, na mesma versão xDrive50e X Line.



Com isso, o BMW X5 passa a ser o primeiro carro híbrido plug-in feito no País. E não é só: a marca bávara anuncia o modelo como o mais potente e tecnológico em produção no Brasil e na América do Sul. “Seremos a primeira fabricante a fazer um híbrido plug-in no País”, celebra Michael Nikolaides, chefe de produção, network e logística do BMW Group. O preço do modelo é o mesmo já praticado antes, com tabela a partir de R$ 731.950.

BMW X5 xDrive50e híbrido plug-in
BMW/Divulgação

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Como é o BMW X5 híbrido plug-in

A atual 4ª geração do BMW X5 estreou no fim de 2018, já como linha 2019. Depois disso, o utilitário ganhou reestilização que estreou no início de 2023 nos Estados Unidos, onde é produzido junto com o X6 na fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul. Em seguida, o modelo chegou ao Brasil na versão híbrida plug-in que, agora, será feita em Santa Catarina. Aliás, em fevereiro deste ano, o X5 completou 25 anos de produção e é o SUV mais vendido da marca.

BMW X5 xDrive50e híbrido plug-in
BMW/Divulgação

De volta à produção local, o X5 xDrive50e X Line vai manter a configuração já disponível no modelo importado. Ou seja, terá o mesmo conjunto híbrido plug-in que combina o consagrado motor 3.0 turbo a gasolina de seis cilindros em linha e 313 cv a um motor elétrico de 197 cv que fica instalado junto ao câmbio automático de oito marchas. No total, a montadora anuncia potência de 498 cv e 71,4 mkgf de torque máximo no SUV.


BMW X5 xDrive50e híbrido plug-in
BMW/Divulgação

Além dos dois motores e do câmbio, o BMW X5 híbrido plug-in traz uma bateria mais robusta, com capacidade de 25,7 kWh. Esta é capaz de fornecer autonomia elétrica de 110 km no ciclo global WLTP ou de 90 km, no padrão do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), do Inmetro. Já o desempenho é de carro esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

BMW X5 xDrive50e híbrido plug-in
BMW/Divulgação

BMW X5 híbrido não será flex

A BMW ressalta que, por enquanto, não há previsão de converter o X5 híbrido a flex. Com gasolina no tanque, o SUV faz médias de 9,1 km/l na cidade e de 9,3 km/l na estrada. Já a autonomia com o tanque de combustível cheio e a bateria recarregada é de 628 km na cidade e de até 642 km na estrada. Por fim, o tempo de recarga da bateria em carregadores de corrente alternada e 7 kW de potência, como em um Wallbox, leva em torno de 3h30.

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