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Mercedes EQS recebe atualizações e ar de Classe S
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Mercedes EQS recebe atualizações e ar de Classe S

Sedã elétrico da Mercedes-Benz ganha bateria maior, sistemas ADAS atualizados e visual que remonta ao luxuoso irmão Classe S

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

12 de abr, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz EQS ganha visual com ares de Classe S
Crédito:Mecedes-Benz/Divulgação

Novidades chegam às linhas Mercedes EQS e EQE neste ano, e agora garantem mais alcance elétrico, bem como mais funcionalidades. No modelo EQS 450 4MATIC, a bateria cresceu de 108,4 kWh para 118 kWh, beneficiando o alcance: o limite foi de 717 para 799 quilômetros por carga, um aumento superior a 11%.

Outra novidade é o EQS 450+, cujo alcance elétrico subiu para 822 quilômetros com uma única carga, por exemplo. Nos modelos 4Matic, a capacidade de reboque aumentou, chegando a até 1.700 quilos, algo próximo dos SUVs da marca. Assim, fica mais fácil puxar trailers de diferentes tipos.



Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz/Divulgação

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Para os que viajam a bordo, o conforto é garantido. Os sedãs são equipados com o pacote opcional Rear Comfort Package Plus tem melhorias voltadas ao cliente, como apoio de pé inclinado, aquecimento para pescoço e ombros e até ajuste pneumático da profundidade do assento, por exemplo.

Visual do Mercedes EQS também foi atualizado

Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz/Divulgação

A segurança no modelo também foi aprimorada. A função Automatic Lane Change, um sistema de troca de faixas automático, fica disponível em autoestradas com duas faixas, e confere ao modelo a capacidade de alternar de faixa de maneira autônoma. O sistema funciona entre 80 e 140 km/h, e depende da condição da via para funcionar corretamente.


No visual, os modelos EQ tem um novo desenho, com uma grade frontal que remete ao formato tradicional de modelos como os Classe E e S, com detalhes e filetes cromados, bem como a mira no capô. Ainda sobre a interna, detalhes como madeira nobre, couro Nappa branco e costura interna em microfibra preta fazem parte da edição especial “Manufaktur Selection”.

Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz/Divulgação

Por fim, esses modelos continuarão com seu preço base inalterado, mesmo com as melhorias recebidas no modelo padrão. Contudo, estarão disponíveis na Europa já este mês, a partir do dia 25.


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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.