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Mercedes-Benz Classe G elétrico estreia em 24 de abril; confira
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Mercedes-Benz Classe G elétrico estreia em 24 de abril; confira

Marca alemã confirma apresentação do Classe G elétrico na edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim, na China, com nomenclatura G 580

Vagner Aquino, especial para o Estadão

10 de abr, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Classe G
Jipão de luxo da Mercedes-Benz deve ter baterias de ion-lítio com silicone, mas autonomia é baixa
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

O Salão do Automóvel de Pequim, na China, abrirá os portões no dia 24 de abril e será palco para a estreia do Mercedes-Benz Classe G elétrico. Pela primeira vez, o jipão off-road da marca alemã ganhará motorização 100% movida por energia elétrica. O modelo que está no mercado há 45 anos sempre foi vendido com propulsão a gasolina ou diesel.



De acordo com a Mercedes-Benz, o modelo elétrico não seguirá outros integrantes da marca com a adoção do prenome “EQ”. Nele, o nome escolhido foi G 580. O número, acredita-se, adianta a potência do motor, que deve ficar em 580 cavalos.

Classe G
Mercedes-Benz/Divulgação

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A marca informa consumo médio de até 3,3 km/kWh. Desse modo, considerando o uso de baterias de 100 kW, estima-se autonomia de aproximadamente 320 km. Pouco para um modelo voltado ao uso off-road, afinal, as estradas de terra não têm carregadores, logo, a proposta não condiz. Ainda mais em se tratando de um carro com mais de 2,5 toneladas de peso em ordem de marcha, ou seja, o consumo de energia será alto.

O visual permanecerá praticamente igual ao modelo já existente. Inclusive, inimigo da aerodinâmica em nome do estilo. A marca alemã não adiantou detalhes sobre o novo G 100% elétrico, que será o nono modelo movido a baterias da Mercedes-Benz. Contudo, terá, na parte mecânica, quatro motores elétricos, um em cada roda. Dentre as facetas do modelo, dá para girar 360° em torno do próprio eixo. Isso porque cada um desses quatro motores permitem às rodas girarem em direções diferentes.

Cabe recordar que a Mercedes-Benz renovou, recentemente, o Classe G, com novidades interessantes na motorização, que passa a ser eletrificada.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.