A Volkswagen segue na busca pela reconquista do mercado automotivo chinês. Com os investimentos do próprio governo da China na BYD, a montadora alemã perdeu o posto de marca mais vendida no país em 2022. Além disso, o favoritismo da população por veículos elétricos (e chineses) também fez com que a VW deixasse a liderança das vendas de modelos a combustão. Mas uma parceria renderá à alemã dois modelos médios elétricos locais, um deles um SUV.
Desta forma, a marca alemã anunciou planos para criar um novo SUV em parceria com a chinesa XPeng. Com o desenvolvimento de novos veículos, o acordo também renderá uma nova plataforma para produção de carros elétricos. Assim, os custos devem ter redução em até 40% em comparação aos veículos feitos sob a plataforma MEB.
A nova plataforma da marca alemã deve estrear em meados de 2026. O anúncio é mais um passo no acordo que surgiu em 2023, quando a VW anunciou a intenção de compra de 4,99% da XPeng por cerca de US$ 700 milhões (R$ 3,46 bilhões na conversão direta). A conclusão da negociação ocorreu em dezembro de 2023.
Parceria entre VW e XPeng traz nova plataforma
Apesar da nova Arquitetura Elétrica da China (CEA) ser fruto do acordo entre VW e Xpeng, esta também conta com investimentos da China Techonology Company (VCTC) e da CARIAD China. A ideia é que com a CEA seja possível realizar atualizações dos veículos pela nuvem. Além disso, tecnologias como direção autônoma, por exemplo, poderão ser adicionadas aos novos modelos. Já a redução nos custos da fabricação pode fazer com que a VW consiga competir em termos de preços contra BYD e GWM, bem como outras marcas chinesas que surgem, como Zeekr e Omoda Jaecoo.
Volkswagen lança versão sedã do Passat na China
Tal como o Jornal do Carro antecipou, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China revelou imagens nesta última semana do Volkswagen Passat em versão sedã. A chegada do novo modelo no mercado chinês é parte da estratégia da VW de retormar seu bom desempenho de vendas. O modelo carrega o sobrenome “Pro” e é feito exclusivamente para o mercado do país asiático. Assim, o objetivo é suceder o antigo Passat até o fim deste ano. No entanto, não há planos para que o sedã chegue ao Brasil.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!