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BYD recebeu R$ 18,5 bilhões em incentivos do governo chinês, diz estudo
Mercado

BYD recebeu R$ 18,5 bilhões em incentivos do governo chinês, diz estudo

A BYD é a empresa do setor automotivo que mais recebe investimentos do governo chinês; estratégia é dominar mercado de veículos elétricos

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

21 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Porto na China
Carros da BYD prestes a embarcar em porto da China
Crédito:Getty Imagens

Uma pesquisa feita pelo Kiel Institute for the World Economy mostrou que a China tem investido pesado no setor automotivo. A BYD, em especial, foi a empresa que mais garantiu recursos do governo chinês nos últimos anos. A marca recebeu cerca de 3,4 bilhões de euros (o equivalente a R$ 18,5 bilhões na cotação atual) em incentivos para produzir veículos elétricos e sustentáveis.



Os dados do instituto pontuaram que, em 2020, o custo de ajuda para a BYD era de 220 milhões de euros, mas, em apenas dois anos, o valor saltou para 2,1 bilhões de euros. A última vez que uma empresa automotiva do País havia recebido um grande porte foi em 2019. A GAC, montadora estatal, recebeu cerca de 500 milhões de euros na época.

Segundo a pesquisa, estes subsídios permitiram que a BYD tivesse um “crescimento muito rápido para dominar o mercado chinês e facilitar sua expansão para mercados europeus”. Vale destacar que é comum a prática de incentivos por parte de governos para o setor automotivo.

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BYD Seal ranking vendas
Diogo de Oliveira/Estadão

No caso do Brasil, por exemplo, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) confirmou recentemente que o setor deve receber em torno de R$ 125 bilhões até 2032. Entretanto, vale ressaltar que esse investimento abrangerá todas as empresas da indústria automobilística no País.

União Europeia critica investimentos na BYD

O estudo aponta que a BYD também está se beneficiando de ajuda com a produção local de baterias. Isso tem incomodado bastante países europeus. A União Europeia, inclusive, tem investigado o direcionamento desses investimentos do governo chinês, alegando que isto soa como uma “vantagem injusta”.


BYD Dolphin mais econômicos
Alex Silva/Estadão

Além disso, a BYD atua no mercado com preços inferiores aos das empresas rivais ocidentais. A medida encontrada pela UE até o momento foi a criação de um fundo de 40 bilhões de euros para o segmento automotivo.

De acordo com o instituto Kiel, quase todas as empresas automotivas da China receberam dinheiro no ano de 2022. Assim, o auxílio do governo chinês corresponde a “pelo menos três a quatro vezes” mais do que os investimentos da União Europeia. Em 2023, a BYD reportou um lucro líquido de 30 bilhões de yuans (cerca de 4,2 bilhões de dólares).


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