Você está lendo...
VW lança nova marca de elétricos na China para concorrer com BYD
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

VW lança nova marca de elétricos na China para concorrer com BYD

Carro conceito foi apresentado durante o Salão de Pequim como parte da estratégia da VW de retomar sua posição no mercado automotivo chinês

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

02 de mai, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

id code
Crédito:VW/Divulgação

A Volkswagen mostrou no Salão do Automóvel de Pequim o SUV elétrico ID.Code. O modelo é apenas um conceito, mas traz um reposicionamento da marca para tentar retomar a liderança nas vendas no mercado chinês. Lá, a VW lança a submarca de carros elétricos ID.UX que terá cerca de 30 novos modelos no país até 2030. Segundo a montadora, o plano é atingir o público jovem chinês com carros de desenho mais moderno e futurístico.



Como o Jornal do Carro mostrou, a VW recentemente anunciou uma parceria com a chinesa XPENG para desenvolver novos veículos. A iniciativa da marca surge após ter perdido a liderança de vendas na China para a BYD. A população do país tem preferido modelos de marcas locais, como a BYD, que, além de ter fabricação nacional, são elétricos.

VW ID.Code: conceito futurístico e direção autônoma

Segundo Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, a empresa que dar “continuidade a essa história de sucesso na nova era da mobilidade”. Por isso, o investimento em veículos elétricos. O ID.Code foi projeto para ter uma condução autônoma de Nível 4. Assim, o primeiro modelo ID܂UX será o ID.UNYX, com estreia no mercado prevista para 2024. Ademais, até 2027 a VW pretende estrear por meio da submarca cinco carros elétricos.  

Publicidade


ID CODE VW
VW/Divulgação

Movido por motores elétricos, o veículo traz bateria de íons de lítio e painéis que se fundem ao teto de vidro. Além disso, quando o modo piloto automático é acionado pelo condutor, o modelo permite que os bancos girem em até 180º. Já o seu sistema de iluminação conta com uma espécie de “olhos 3D” que interagem conforme você se aproxima ou se afasta do carro.

id code vw
VW/Divulgação

Ademais, há uma espécie de assistente digital, em forma de “avatar”, que pode fornecer informações para o condutor e demais passageiros. Apesar da novidade ter sido apresentada nesta semana no evento em Pequim, ainda não, contudo, informações oficiais de quando o modelo será comercializado. Vale destacar também que as plataformas da VW (MQB e MEB) serão complementadas com arquitetura chinesa. A Volkswagen China Technology Company (VCTC), inclusive, trabalha na criação da primeira plataforma elétrica do grupo VW exclusivamente para a China.

id code vw
VW/Divulgação

Volkswagen e Xpeng vão criar carros elétricos baratos

A marca alemã anunciou planos para criar um novo SUV em parceria com a chinesa XPeng. Com o desenvolvimento de novos veículos, o acordo também renderá uma nova plataforma para produção de carros elétricos. Desta forma, os custos devem ter redução em até 40% em comparação aos veículos feitos sob a plataforma MEB. Além da Xpeng, a VW também terá parceria com a Horizon Robotics e com a Thundersoft neste estágio preliminar.


Assim, dois novos modelos de classe intermediária estão previstos para 2026. . O anúncio é mais um passo no acordo que surgiu em 2023, quando a VW anunciou a intenção de compra de 4,99% da XPeng por cerca de US$ 700 milhões (R$ 3,46 bilhões na conversão direta). A conclusão da negociação ocorreu em dezembro de 2023.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VW ID.Buzz: ao volante da Kombi elétrica há nostalgia, mas tudo mudou

Deixe sua opinião