Já pensou rodar mais de 2.000 km com apenas um tanque de gasolina? É o que a BYD acaba de apresentar ao mercado. A montadora chinesa revelou nesta semana a 5ª geração de sua plataforma DM-i para carros híbridos plug-in. De quebra, mostrou dois novos modelos que receberam a arquitetura, o Qin L e o Seal 06.
Com a tecnologia, a BYD quebrou recordes mundiais ao apresentar o motor a combustão mais eficiente, o menor consumo de combustível – chega a 34,4 km/l. Além disso, tem a maior autonomia combinada: nada menos que 2.100 km de alcance.
Conheça a nova plataforma da BYD
A 5ª geração da plataforma DM-i foi desenvolvida com motor 1.5 a gasolina, que passou por alterações para ficar mais eficiente. Para isso, recebeu melhorias nos dutos de ar, sistema de combustão inteligente e uma taxa de compressão bem alta, por exemplo.
O motor a gasolina vem ligado a uma das baterias Blade, que ficaram famosas com a marca. São duas opções, de 10,8 kWh ou 15,87 kWh de capacidade. Com isso, o sistema híbrido atinge eficiência de 92%, ou seja, um aumento de 5% sobre a geração anterior. Por fim, conforme a BYD, o tempo de recarga das baterias baixou 60%, graças ao aumento da potência de carregamento em corrente alternada (AC). Dessa forma, recupera de 30% até 80% da carga em 21 minutos.
Além do Seal 06 e do Qin L, outros modelos híbridos plug-in da marca deverão receber a nova plataforma. A implementação deve acontecer de forma gradativa, mas ainda não foi divulgado um cronograma para que isso aconteça. No Brasil, a BYD tem apenas um híbrido à venda, o Song Plus. Mas outros três carros com a tecnologia já estão confirmados para o nosso mercado: o sedã médio King, o SUV Song Pro e a picape Shark.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!