A VW já mostrou ao público como será o novo Golf 2025, e o mesmo vale para a versão perua Variant. Agora, quem chega é a variante esportiva “R“, versão topo de linha do modelo, que aposta em mais potência e visual exclusivo, um degrau acima do que o público pode esperar da clássica “GTI“, por exemplo.
Assim, da mesma forma que a linha Golf recebeu mudanças, a R também recebe uma nova dianteira. Além disso, há também faróis mais simples, interligados por uma barra de LED, junto do logo iluminado da VW, por exemplo. Há também um novo para-choque, com visual mais esportivo. Na lateral, chegam saias esportivas, retrovisores cromados e foscos, bem como rodas de 18 ou 19 polegadas.
É possível adquirir também itens como faróis matriz LED IQ.Light, escapamento de titânio AKrapovič e lanternas traseiras 3D LED, com função de flash dinâmico. Contudo, há também o Golf R Black Edition, com diversos elementos pintados em preto, bem como faróis escurecidos. De fábrica, a opção conta com o pacote Performance, entretanto.
Na traseira, um difusor em preto brilhante ajuda no visual esportivo, novas lanternas traseiras e uma nova saida de escape, com quatro bocais, que segundo a marca foram “desenvolvidos para melhorar ainda mais a acústica e a sensação de automobilismo”, por exemplo. Opcionalmente, a linha Golf oferece rodas de liga leve forjadas, de 19 polegadas, da marca Warmenau, que pesam 8 kg cada.
Golf R tem até assistente de voz com ChatGPT integrado
Por dentro, o Golf R conta com uma central multimídia de 12,9 polegadas, com direito até a assistente de voz e acesso ao sistema de inteligência artificial ChatGPT, por exemplo. O painel de instrumentos, também digital, tem 10,2 polegadas, e se equipado com o pacote Performance, entrega um cronômetro e um medidor de força G.
Sob o capô, empurra o hatch/perua o conjunto 2.0 Turbo quatro cilindros, que entrega 333 cv e 42,8 mkgf de torque. Se compararmos com a última versão esportiva da linha, a R 333 Limited Edition, o Golf recebeu bons 13 cv a mais no conjunto. Contudo, pareado ao motor, está uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas, e um sistema de tração integral 4Motion, com sistema de vetorização de torque. No pacote Performance, a velocidade máxima é de 270 km/h.
Em estudos para vir ao Brasil e encarar nomes como Honda Civic TypeR e Toyota GR Corolla, o modelo não tem uma data definida para sua chegada, entretanto.
O Jornal do Carro também está no Instagram!