O Tiggo 9 chega ao Brasil em meados de agosto, embora a Caoa Chery não confirme. Ou seja, o modelo de topo da linha Tiggo estreia no País apenas um mês após a estreia da linha 2024 na China. Em sua terra natal, o SUV de sete lugares tem sete versões, todas com motor a combustão. Os preços sugeridos variam de 152.900 yuan a 203.900 yuan. Em reais, Isso dá, respectivamente, uns R$ 115 mil e R$ 153 mil na conversão direta, sem taxas.
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Porém, no Brasil o novo modelo será mais caro. Afinal, o Caoa Chery Tiggo 8 tem tabela de R$ 179.990. Além das versões com motor a combustão, há a híbrida plug-in, revelada no Salão de Pequim, em abril, por Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente do Grupo Caoa. Entretanto, seu lançamento ainda não ocorreu. Seja como for, tanto a com motor turbo quanto a eletrificada estão registrados no Inpi. Portanto, essa deverá ser a ordem de estreia no mercado brasileiro.
Assim, o Tiggo 9 com motor a gasolina vai ser rival de SUVs como Jeep Compass e Volkswagen Taos, por exemplo. Por sua vez, as versões com tecnologia híbrida plug-in vão disputar compradores com modelos como GWM Haval H6 e BYD Song Plus. Aliás, no Brasil o novo carro deverá compartilhar a mecânica do Tiggo 8 feito em Anápolis (GO) pela Caoa. Dessa forma, deverá ter motor 1.6 turbo a gasolina, de 187 cv de potência e 28 mkgf de torque e câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
Tiggo 9 terá versões nacional e importada
Inicialmente, a produção do Tiggo 9 a combustão será em Goiás. Por sua vez, o híbrido plug-in virá da China. Depois, o eletrificado também deve virar nacional. De acordo com dados da Chery, o Tiggo 9 teve cerca de 50 mil unidades emplacadas em um ano no mercado chinês. Embora esse número seja expressivo para o Brasil, é insignificante no país asiático, onde apenas a BYD vendeu mais de 2,5 milhões de unidades em 2023.
Em relação às dimensões, o SUV mede 4,82 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,70 m de altura. A distância entre os eixos é de 2,82 m. Para comparação, o Tiggo 8 tem, respectivamente, 4,70 m, 1,86 m e 1,70 m. O entre-eixos é de 2,70 m. Na China há versão de cinco lugares. Porém, no Brasil o SUV deverá ter apenas a configuração para sete pessoas. Assim, com todos os assentos em uso, a capacidade do porta-malas é de cerca de 200 litros.
No visual, o novo carro tem faróis afilados e grade em formato octogonal. Porém, na versão híbrida não há grelha – há peça é selada. Nas laterais, destacam-se as linhas musculosas e as grandes rodas de liga leve. Atrás, as lanternas, também afiladas, são ligadas por uma faixa de LEDs, com o nome da marca no centro, acima da placa. Por fim, há saídas duplas de escapamento (falsas) cromadas. A parte traseira do teto apresenta uma leva caída, que lembra a do Range Rover.
Cabine moderna
Além disso, a cabine traz grande evolução em relação à do Tiggo 8 vendido no Brasil. Nesse sentido, o destaque são as duas grandes telas, do quadro de instrumentos e do kit multimídia, que formam um conjunto único. O console flutuante, similar ao do “irmão” menor, reúne alguns comandos, como o do câmbio, bem como um nicho para recarga por indução de baterias de telefones celulares. Além disso, o sistema de iluminação, que permite escolher o tom da luz, vai ser mantido no novo carro.
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