Não, você não leu o título errado. O carro elétrico mais vendido da General Motors é um Honda. Trata-se do Prologue EV, SUV da marca japonesa movido a bateria, que emplacou 33.017 unidades contra o Chevrolet Blazer EV, que obteve 23.115 registros. Há um detalhe, no entanto: o Prologue é um Blazer “disfarçado”.
O utilitário tem design e logotipo Honda, mas usa plataforma, mecânica e até a mesma linha de produção em Ramos Arizpe (México), do Chevrolet. O SUV nipo-mexicano também vendeu mais que o Equinox EV, que teve 28.874 licenciamentos em 2024. O Prologue tem porte médio, com 4,87 metros de comprimento e 3,09 de entre-eixos e usa a base Ultium da GM, que também é compartilhada com carros elétricos da Cadillac e Hummer.
GM e Honda assinaram um acordo em 2020 para a criação de inéditos carros elétricos. A parceria, no entanto, não foi para frente e os planos foram cancelados em 2023. Mesmo assim a entrada da companhia nipônica no mundo dos SUVs elétricos foi por meio de um acordo com a GM.
Carro elétrico igual, mas diferente
Além da estrutura, o carro elétrico da Honda usa baterias de 85 kWh fornecidas também pela General Motors. Fora isso, são cinco versões que trazem tração dianteira e 212 cv ou integral, com 288 cv de potência. A maior autonomia é de pouco mais de 470 km no padrão de medição norte-americano.
Apesar de “iguais”, os SUVs são diferentes. A começar pelo design. O Honda tem um visual mais sóbrio, sem a pega futurista do Blazer EV. Dentro, em vez da grande tela de multimídia de 17,7″ do Chevrolet só com sistema Google nativo, o SUV japonês opta por um visor menor, de 11,3″, que também usa tecnologia integrada, mas há espelhamento com Android Auto e Apple Carplay — fato que o GM não tem.
O Prologue traz outra tela, de 11″, do quadro de instrumentos digital, e alguns botões físicos inexistentes no Blazer EV. Em termos de preço, o valor inicial do Honda é mais caro: US$ 49.000 contra US$ 45.000 do Chevrolet.
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