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GM e Honda desistem de desenvolver carros elétricos baratos
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GM e Honda desistem de desenvolver carros elétricos baratos

Plano consumiria US$ 5 bilhões em investimentos para desenvolvimento de carros elétricos mais baratos feitos sobre plataforma única

Vagner Aquino, especial para o Estadão

27 de out, 2023 · 3 minutos de leitura.

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elétricos
Novos modelos elétricos nasceriam a partir de 2027
Crédito:GM/Honda/Divulgação

Está desfeito o plano de cooperação de GM e Honda para o desenvolvimento de carros elétricos acessíveis. Anunciado há quase três anos, o projeto previa investimentos de US$ 5 bilhões. Ou seja, cerca de R$ 25 bilhões, na conversão direta, e tinha, entre outros objetivos, combater o avanço das vendas da Tesla. A base dos novos modelos seria a plataforma Ultium, desenvolvida pela GM.



Em comunicado, as marcas afirmam que “Depois de realizar pesquisas e análises, ambas as partes decidiram encerrar o desenvolvimento (dos carros)”. E complementam explicando que “cada empresa continuará a trabalhar para oferecer modelos acessíveis ao mercado de EVs (veículos elétricos), no entanto, sem colaboração mútua”. Seja como for, a Honda disse que continua com planos de vender só veículos eletrificados até 2040. Assim, deve apresentar uma nova plataforma com previsão de lançamento já no ano que vem.

Honda SUV e:prototype HR-V elétrico
e: Prototype (Honda/Divulgação)

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Valores e greve na GM

A quebra do acordo aconteceu, a princípio, porque a GM prefere, no momento, se concentrar na lucratividade. Afinal, EVs não têm tanta saída para a montadora. Outro agravante é a greve que começou nos Estados Unidos no mês passado e, assim, tem causado prejuízos semanais para a marca.

elétricos
Bolt (GM/Divulgação)

Isso se deve aos trabalhadores vinculados ao sindicato United Auto Workers (UAW), que estão parados numa tentativa de conseguir aumento de salário. Acredita-se que a paralisação já tenha causado impacto de US$ 9,3 bilhões (mais de R$ 46 bi) para os EUA. Por isso, a montadora norte-americana abandonou, na terça-feira (24), sua perspectiva anterior de lucro para 2023.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.