Marca especializada em jipões que equilibram robustez e luxo, a Land Rover apresenta o mais urbano de seus modelos. Trata-se do Range Rover Evoque, que está no Salão de Paris (o evento começou hoje) e virá ao de São Paulo, em outubro. Nesta semana a empresa confirmou que o novo veículo terá versão de quatro portas – a configuração exposta na França traz duas apenas.
Diferentemente dos outros cinco veículos da linha da marca inglesa, todos utilitários-esportivos, o Evoque é um crossover. Ele traz características típicas de jipões combinadas às de modelos de outros segmentos. Além disso, trata-se do primeiro Land Rover 4×2 – há opção com tração nas quatro rodas.
No caso da versão 4×4, o modelo vem com o sistema Terrain Response, que adapta componentes como tração, motor e suspensão para quatro diferentes tipos de piso.
O modelo será vendido em 160 países, entre eles o Brasil. Aqui, ele chega no ano que vem com o novo motor 2.0 a gasolina, que combina injeção direta de combustível e turbo para gerar 240 cv. É mais potência que a entregue pela versão 3.2 de seis cilindros (233 cv) do Freelander.
Em outros mercados, haverá ainda o motor 2.2 a diesel, que poderá ter 150 cv ou 190 cv.
A Land Rover ainda não divulgou as dimensões do carro, mas ele tem porte semelhante – possivelmente inferior – ao do Freelander, até então o menor modelo da marca.
Por dentro, o visual é esportivo e contemporâneo, especialmente se comparado ao dos demais Land Rover. A posição de dirigir, segundo informações da fabricante, é mais baixa e lembra a de carros de passeio.
Há três níveis de acabamento: Pure, Prestige e Dynamic. Eles se diferenciam por detalhes internos e externos, a exemplo do tamanho das rodas, que podem ter 18, 19 ou 20 polegadas.
A lista de equipamentos inclui assistência para estacionamento, ar-condicionado com duas zonas distintas de temperatura, navegador GPS e direção elétrica, entre outros.