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Toyota terá muitos lançamentos em 2012
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Lançamentos

Toyota terá muitos lançamentos em 2012

A Toyota prepara um plano agressivo de lançamentos no Brasil. Entre os modelos previstos para 2012 estão, pela ordem, linha Hilux flexível (picape e utilitário-esportivo), novos Camry e Prius, uma versão esportiva do Corolla e os compactos da família...

30 de nov, 2011 · 5 minutos de leitura.

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 Toyota terá muitos lançamentos em 2012

Compacto Etios, vendido na Índia, será feito em Sorocaba, mas aqui pode mudar de nome (Fotos: Toyota/Divulgação)

TIÃO OLIVEIRA

Nishiura (Japão) – A Toyota prepara um plano agressivo de lançamentos no Brasil. Entre os modelos previstos para 2012 estão, pela ordem, linha Hilux flexível (picape e utilitário-esportivo), novos Camry e Prius, uma versão esportiva do Corolla e os compactos da família Etios.

A linha Hilux bicombustível trará o propulsor V6 que pode utilizar gasolina e/ou álcool. Os modelos estarão nas concessionárias da marca entre o fim de janeiro e início de fevereiro.

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Ainda na linha Hilux, o motor a diesel atual deverá ser substituído por um mais moderno. O objetivo é adequação a novas normas para promover redução da emissão de poluentes.

No caso do Camry, que recebeu atualizações visuais e equipamentos, a estreia, que ocorreria no início do ano, ficou para abril. As chuvas na Tailândia prejudicaram o fornecimento de peças e, consequentemente, a produção do modelo na fábrica de Tsutsumi, no Japão. Por isso, o carro atrasou.

No mesmo período virá a versão esportiva do Corolla. O sedã receberá itens para deixar seu visual mais “agressivo”principalmente na cabine. Por fora o destaque será a adoção de rodas iguais as do utilitário-esportivo RAV-4.


Em meados de 2012 chega ao País o Prius de terceira geração, mas com leves atualizações visuais. A “maquiagem” do hatch será revelada ao público durante a 42ª edição do Salão de Tóquio, que abre as portas neste sábado.

No último trimestre deve chegar a nova família de compactos que será produzida na planta que a empresa está construindo em Sorocaba (SP) e cuja operação terá início em abril. Inicialmente serão feitos dois modelos (hatch e sedã), com lançamento ao mesmo tempo. Trata-se do Etios, que já é vendido na Ásia. Porém, a Toyota não decidiu se manterá esse nome por aqui.

Já a próxima geração do RAV-4 só deverá chegar ao País em 2013. A marca também pretende trazer o esportivo GT 86, outra atração do Salão de Tóquio. Se vier, será carro de nicho e chega em 2014.


Viagem feita a convite da Toyota

Esportivo GT 86 é possibilidade para 2014

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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.