Você está lendo...
Peugeot e Citroën terão 8 lançamentos em 2012
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Lançamentos

Peugeot e Citroën terão 8 lançamentos em 2012

Em entrevista ao Jornal do Carro o diretor de marketing da PSA, montadora que reúne as duas marcas francesas, Fabrício Biondo, fala também sobre o novo motor EC5, que dispensa o tanquinho de gasolina, e modelos importados

19 de dez, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Peugeot e Citroën terão 8 lançamentos em 2012

TEXTO: RAFAELA BORGES
FOTO: PSA/DIVULGAÇÃO

Porto Real (RJ) – Fabricante dos carros das marcas Peugeot e Citroën, a PSA celebra dez anos de produção no Brasil. Além de comemorar esse marco, lança seu primeiro motor desenvolvido no País, o EC5, que também será feito na Europa e na China. Diretor de marketing da PSA América Latina desde abril, Fabrício Biondo falou ao JC sobre o novo propulsor e as duas marcas.

Quais são os destaques do EC5?
É um motor 1.6 16V completamente novo, desenvolvido aqui com coordenação da Europa e da China. Tem até 122 cv e é o primeiro no País a incorporar comando variável de válvulas brasileiro (nos outros, o sistema é importado). A versão flexível, exclusiva para o Brasil (as demais serão só a gasolina), traz o sistema Flexstart, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para a partida a frio.

Publicidade


O motor feito em Porto Real abastecerá quais países? Quando ele começa a ser produzido na Europa e na China?
O nacional abastecerá nosso mercado e outros países latino-americanos. Em seis meses ele passará a ser feito na Europa e na China.

Quando o EC5 estreia no País?
Ele já está sendo produzido e o primeiro carro a trazê-lo será o (argentino) Peugeot 308 (sucessor do 307). O modelo chega ao mercado brasileiro na primeira semana de março.

Quantos carros as marcas da PSA lançarão no País em 2012?
Serão oito lançamentos, entre novos produtos e versões de modelos já existentes. Começamos em janeiro com o Peugeot 408, que ganhará motor 1.6 turbo de 156 cv e câmbio de seis marchas.


Haverá mudanças por causa da alta do IPI para estrangeiros?
Sim. Esperamos queda entre 60% e 70% no volume de importados. Não desistimos de trazer nenhum modelo, mas vamos adequá-los à nova realidade. O Peugeot 3008 e o Citroën C4 Picasso, por exemplo, passarão a ter versão única, em vez de duas.

Viagem feita a convite da PSA


Deixe sua opinião