Você está lendo...
Produção de bicicletas sobe 5,9% em 2012
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Produção de bicicletas sobe 5,9% em 2012

De acordo com levantamento da Abraciclo, o segmento de bicicletas fechou 2012 com incremento de 5,9% na produção, em relação... leia mais

29 de jan, 2013 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Produção de bicicletas sobe 5,9% em 2012

De acordo com levantamento da Abraciclo, o segmento de bicicletas fechou 2012 com incremento de 5,9% na produção, em relação ao ano anterior. As indústrias instaladas em Manaus totalizaram 875.835 unidades, contra 826.903 de 2011.

O volume de bicicletas vendidas no atacado ficou 3,8% abaixo, no acumulado do ano, com 892.223 unidades ante 927.770 registradas em 2011. Por outro lado, as exportações totais de 2012 apresentaram aumento de 30,2% em relação ao ano anterior, passando de 2.405 unidades para 3.131 unidades. Os principais destinos destes produtos foram Uruguai e Paraguai.

Em âmbito nacional, a produção de bicicletas totalizou cerca de 4.170.000 unidades no ano passado, correspondendo a uma queda de aproximadamente 10% em relação a 2011 (4.630.000 unidades). As vendas totais atingiram cerca de 4.500.000 unidades, com recuo também de 10% ante 2011 (5.000.000 unidades).

Publicidade


Com relação às importações, o ano passado fechou com 327.590 unidades, um volume 11,3% menor do que em 2011, com 369.206 unidades. Entre novembro e dezembro o índice permaneceu praticamente estável, com pequena evolução de 0,2%, de 40.179 unidades para 40.241 unidades.

O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, notou um aumento da demanda pelos produtos de maior valor agregado. Ele afirma que as fabricantes instaladas em Manaus investem para atender a essa demanda, desenvolvendo produtos tecnologicamente mais avançados – mais leves e resistentes – e equipados com marchas, além de design moderno e cores atrativas.

A Abraciclo projeta para 2013 uma produção nacional de 4.500.000 bicicletas e a importação de outras 330.000 unidades.


(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro#)

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.