Geek My Ride

Peugeot cria carro que lê o humor do motorista

Os carros caminham para migrar do segmento de meio de transporte para o de gadgets na próxima década, a ponto... leia mais

Diego Ortiz

13 de mai, 2014 · 3 minutos de leitura.

Peugeot cria carro que lê o humor do motorista

Os carros caminham para migrar do segmento de meio de transporte para o de gadgets na próxima década, a ponto de haver promessas de nem precisarem mais de motorista. A Peugeot, sempre muito criativa e colorida em seu design, criou um conceito que confirma isso. Assim como celulares leem agora impressões digitais para serem desbloqueados e analisam até os batimentos cardíacos dos usuários, o Chrysalide Concept muda as cores de seu interior para combater o estresse do motorista.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook

Publicidade


++ BMW cria estação de recarga ecológica

Segundo a Peugeot, o modelo tem “um enfoque holístico para um bem estar físico, social e mental”. Deixando essa frase bem marqueteira de lado, há estudos científicos que comprovam, sim, a eficiência das cores nas alterações de humor das pessoas. Essas pesquisas são usadas, inclusive, na formulação das tonalidades usadas nos painéis dos carros, para eles não cansarem a vista do motorista durante viagens mais longas ou não o atiçarem mais que o necessário.

Uma câmera instalada no carro analisa as feições do motorista e indicam se ele está mal-humorado ou desatento, por exemplo, e o sistema muda a cor do carro de acordo com a programação pré-selecionada pelo proprietário. Além das cores, há ainda cheiros exalados e tipos de massagem no assento para ajudar o motorista a ficar no estado emocional ideal para dirigir. A Peugeot pretende usar uma versão mais básica desta tecnologia na China a partir de 2016.


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.