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Veja o Astra mais rápido da história
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Veja o Astra mais rápido da história

Modelo vai até os 250 km/h; marca de zero a 100 km/h é cumprida em 5,9 segundos

03 de fev, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Veja o Astra mais rápido da história
Opel deverá mostrar modelo durante o Salão de Genebra, em março

A Opel, uma das subsidiárias da Chevrolet na Europa, pode se dar ao luxo de dizer que o Astra OPC Extreme é um carro de corrida feito para as pistas da cidade. O modelo, inspirado no Astra Cup, veículo que competiu no Endurance Championship Nürburgring, na Alemanha, em 2013, é o Astra de produção mais rápido da história.

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Com motor 2.0 turbo modificado de 280 cv, a versão tem componentes feitos de fibra de carbono – tudo para reduzir o peso final do veículo. É capaz de chegar aos 250 km/h e faz a marca de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. A Opel ainda instalou uma gaiola de segurança no interior do modelo, bancos de corrida e cinto de segurança de seis pontos.


O OPC Extreme será mostrado pela primeira vez durante o Salão de Genebra, que acontece em março, na Suíça. A Opel fala de uma produção limitada, que deverá ser comercializada na Europa ainda este ano.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.