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Carro da Yamaha ganhará vida
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Carro da Yamaha ganhará vida

Gordon Murray, ex projetista de Senna, é o criador do modelo urbano elétrico

25 de fev, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Carro da Yamaha ganhará vida
Yamaha Motiv está pronto para

Reconhecido por seus anos atrás da prancheta fazendo projetos, como o McLaren MP4/4, que deu o primeiro título de Ayrton Senna, Gordon Murray agora parte para projetos alternativos.

O projetista está a frente do Yamaha Motiv, um conceito de veículo urbano, que vai se tornar realidade em parceria com a Zytek, empresa especializada em motores elétricos.

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Equipado com um motor elétrico de corrente contínua que gira a 15 mil rpm, ele entrega 33,5 cv e pode, por meio do pacote de baterias de 8,8 kWh, alcançar a autonomia de 160 km. A transmissão é de marcha única mais a ré. Com esse conjunto, faz de 0 a 100 km/h em 15 segundos e atinge a máxima de 105 km/h.

Para carregar completamente o carro é preciso três horas em uma tomada doméstica ou uma hora em um posto de carga rápida.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.