Você está lendo...
Peugeot usará 2008 DKR no Rally Dakar
Notícias

Peugeot usará 2008 DKR no Rally Dakar

Veículo vai marcar a volta da francesa ao Rally Dakar, com o campeão das motos Ciryl Despres como piloto

15 de abr, 2014 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

 Peugeot usará 2008 DKR no Rally Dakar
Peugeot 200 marcar a volta da francesa ao Rally Dakar, com o campeão das motos Ciryl Despres

A Peugeot revelou o 2008 DKR, veículo com o qual pretende
voltar a brilhar no Rally Dakar, a maior competição off-road do planeta.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Peugeot 208 terá versão automática mais barata

Publicidade


++ Peugeot 207 sedã ganha edição especial

Baseado no utilitário-esportivo 2008, e com suspensão alta, o DKR usa pneus Michelin de 37 polegadas e impressiona pelo acabamento para um carro de corrida.


A equipe Peugeot, que venceu a competição por quatro vezes, entre 1987 e 1990, com o 205 Turbo de 16V e o 405 Turbo 16V, vai contar com o piloto Carlos Sanz, veterano e campeão de diversos ralis, e também com Cyril Despres, francês que acaba de trocar as motos, com as quais venceu cinco vezes o Dakar, pelos carros. O time é uma parceria da Peugeot com a Red Bull e Total.

Veja o vídeo que faz referência ao 405 Turbo com o qual a marca francesa venceu as edições de 1989 e 1990 do Dakar:



Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.