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Fiat Viaggio será montado no Brasil
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Fiat Viaggio será montado no Brasil

Sedã baseado no Dodge Dart será montado em CKD na nova fábrica da Fiat, em Goiana, Pernambuco

04 de ago, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Fiat Viaggio será montado no Brasil
Sedã será montado no Brasil em regime de CKD, na nova fábrica Fiat, em Pernambuco

O Fiat Viaggio, modelo desenvolvido a partir do Dodge Dart, será montado no Brasil, em sistema de CKD.

A informação divulgada pelo Jornal O Estado de Minas acrescenta que o carro virá desmontado da China e a montagem será feita na nova fábrica do grupo Fiat, em Goiana, Pernambuco, onde também será produzido o Jeep Renegade.

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Quando o Viaggio foi lançado, rumores davam conta que o carro seria vendido no Brasil, até 2016, provavelmente com o nome de Tempra, ressuscitando um modelo descontinuado no País.

O Viaggio tem as linhas e estruturas baseadas no Dart, da Dodge, marca sob o guarda-chuva da italiana, e usa motor Fiat 1.4 Turbo, que tem potências de 121 cv e 152 cv, com câmbio manual de cinco marchas ou automatizado com seis velocidades e dupla embreagem. A motorização também aparece no Ottimo, versão hatch do Viaggio.


A Fiat, no entanto, continua negando a informação e afirma não ter planos para um novo sedã no País.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.