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Michelin cria disputa para motoristas jovens
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Michelin cria disputa para motoristas jovens

'Michelin Best Driver' vai escolher o melhor motorista universitário; Brasil é o programa piloto

12 de ago, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Michelin cria disputa para motoristas jovens
Programa "Michelin Best Driver" vai escolher o melhor motorista universitário; Brasil é o programa p

A Michelin está lançando no Brasil o programa Best Driver, que elegerá o melhor motorista universitário, tendo como foco a segurança.

O programa é um projeto piloto no Brasil e deverá ser estendido a outros países. Serão 15 universidades em 7 cidades por todo o País, onde 130 alunos poderão se inscrever para receber o aparelho de telemetria.

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Em cada instituição sairá um vencedor e, dentre eles, o melhor motorista receberá um carro 0-km como prêmio.

O programa terá também dicas de segurança em vídeos com a ajuda dos pilotos Leandro Mello, Cacá Closet e Ricardo Dílser. Entre os temas, serão tratados cuidados com os pneus e com distrações ao volante, além de tutoriais ao público de motos, como a escolha do capacete ideal.

Os jovens que participarem do programa poderão acessar os dados da telemetria para saber como está sendo avaliada sua condução e, a partir das dicas, melhorar nos quesitos apurados, que são aceleração, frenagem, curva e velocidade.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.