Você está lendo...
Ferrari coloca motorhome de Schumi à venda
Notícias

Ferrari coloca motorhome de Schumi à venda

Levado por dois caminhões, trailer de 200 metros quadrados tem escritório, oficina e alojamentos

28 de nov, 2014 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

 Ferrari coloca motorhome de Schumi à venda
Levado por dois caminhões, trailer de 200 metros quadrados tem escritório, oficina e alojamentos

Ter um carro da Ferrari é o sonho de muitos nesse planeta. E uma casa Ferrari, então? A escuderia italiana acaba de colocar à venda o motorhome usado pela equipe nas temporadas entre 2003 e 2013, usado primeiramente por Michael Schumacher, e depois por Fernando Alonso e Felipe Massa.

Não é bem uma casa. Mas chamar de motor home pode não dar a dimensão correta do equipamento, que, totalmente montado, tem área de 200 metros quadrados, com 7 metros de altura. A casa ambulante é tão grande que precisa de dois caminhões para ser transportada.

Publicidade


Além de alojamentos, com camas e banheiros, há uma parte com o escritório do diretor de equipe, incluindo mesa de reuniões. Há também um nicho com oficina, para reparo nos carros, e o comprador ainda leva todas as ferramentas.

Como tudo vindo da Casa de Maranello, o preço é para poucos. A Ferrari não divulgou o valor de venda, mas é estimado que o interessado deva desembolsar mais de US$ 1,5 milhão, ou seja, pelo menos R$ 3,8 milhões.



Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.