Você está lendo...
Chevrolet Suburban exagera no conforto
Avaliação

Chevrolet Suburban exagera no conforto

Utilitário-esportivo para sete pessoas esbanja espaço e itens de série para os ocupantes

01 de mar, 2015 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

 Chevrolet Suburban exagera no conforto
Suburban tem 5,68 metros de comprimento

Quando o assunto é conforto, ser dono de um Chevrolet Suburban é praticamente um sonho. Caso o utilitário grandalhão fosse vendido o Brasil – o que não é o caso, nem há planos -, melhor ainda seria ter um chofer. Não que ele seja ruim de dirigir. Mas o fato é que as largas ruas de uma cidade como Detroit, nos EUA, onde o carro foi avaliado, bem como as imensas vagas de estacionamento nas casas ou ambientes comerciais, são o ambiente natural do jipão.

Já em São Paulo ou no Rio de Janeiro, conduzir esse carro seria uma missão complicadíssima. Com 2,15 metros de largura, o jipão ficaria mal acomodado em avenidas de faixas estreitas típicas da capital paulista, como 23 de Maio ou Rebouças, por exemplo. Os passageiros, no entanto, só teriam motivos para sorrir.

Publicidade


Com 5,68 metros de comprimento, o utilitário acomoda sete pessoas em três fileiras de assentos. São os ocupantes da segunda os mais felizardos, pois contam com assentos individuais, dotados de sistema de aquecimento e boa inclinação, além de refrigeração individual. Dá para viajar por quilômetros e quilômetros de rodovias norte-americanas muito bem acomodado, com amplo espaço para pernas, ombros e cabeça (até porque a altura é de 1,89 metro) e direito até a uma boa noite de sono.

A vida não é tão boa assim para quem está na terceira fileira. Mas também não é desconfortável. As três pessoas têm amplo espaço para as pernas e cabeça também. O meio, geralmente o lugar mais indesejado, talvez seja o melhor nesta seção do Suburban, já que a ausência de banco central na segunda fileira libera mais espaço para este ocupante se acomodar e locomover.

Há ainda a opção de dobrar os bancos das duas últimas fileiras, formando um assoalho plano e um imenso compartimento de bagagem. Dá para transportar bicicleta, geladeira deitada, pranchas de surfe… Afinal, a capacidade vai a 3.429 litros. Para comparação, um típico sedã médio tem 500 litros no porta-malas.


O acabamento, com couro de ótima qualidade, junto com detalhes de alumínio no painel central e madeira na moldura das portas, é agradável e sofisticado. O painel central é dominado pela imensa tela do sistema multimídia, com rádio, entradas para tocadores digitais, internet sem fio e navegador GPS. Grandes também são o porta-objetos central, o volante e a alavanca do câmbio, que fica na coluna de direção e tem operação complicada. É preciso puxá-lo para baixo e depois para frente.

O motor V8, com 5,3 litros, entrega 355 cv e 39 mkgf. São números que deixam a desejar para um modelo que pesa 2.674 quilos. Quando o jipão está em baixa rotação e sofre forte pressão no pedal do acelerador, demora a responder. Em rotações médias e altas, aumenta a agilidade. Fica mais fácil fazer uma ultrapassagem na estrada. Na unidade avaliada, com tração nas quatro rodas, as respostas do freio também estavam lentas.


O amortecimento da suspensão impede que qualquer contato brusco com o solo seja transmitido aos ocupantes e sistemas eletrônicos reforçam a segurança. Mas, em curvas, é necessário cuidado e velocidade bem inferior à que seria aplicada a um carro de passeio. Afinal, estamos falando de um verdadeiro gigante sobre rodas, alto e com muita tendência à inclinação da carroceria.

FICHA TÉCNICA:


Motor: 5.3, V8, 32V. gasolina

Potência (cv): 355 a 5.600 rpm

Torque (mkgf): 39 a 4.100 rpm


Câmbio: Automático, 6 marchas

Comprimento: 5,68 metroS

Entre-eixos: 3,3 metros


Peso: 2.674 quilos

Porta-malas: 745 a 3.429 litros

Viagem feita a convite da Chevrolet.


Deixe sua opinião