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A diesel, Audi SQ7 terá mais de 400 cv
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A diesel, Audi SQ7 terá mais de 400 cv

Versão esportiva do jipão chega no ano que vem com um motor batizado de e-turbo V8

06 de abr, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 A diesel, Audi SQ7 terá mais de 400 cv
Versão esportiva do Q7 (acima) será o primeiro a trazer turbo elétrico

O Audi SQ7, que será lançado no ano que vem, trará um motor a diesel que gera mais de 400 cv, de acordo com a revista Auto Express. O propulsor, um V8 com turbo elétrico, terá 4 ou 4,2 litros, ainda segundo a publicação.

O diretor de desenvolvimento técnico da Audi, Ullrich Huckenberg, confirmou à publicação que o SQ7 trará um motor batizado de e-turbo e que este será V8. A tecnologia foi mostrada no conceito RS5 TDI e consiste na utilização de um turbo elétrico.

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O executivo, no entanto, não falou sobre os números do propulsor. Porém, a publicação teria conseguido os dados acima por meio de fontes ligadas à montadora. De acordo com elas, o jipão poderá acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.

A tecnologia de turbos elétricos também poderá equipar a próxima geração do RS4. Neste caso, porém, em versão de seis cilindros e a gasolina. Atualmente, o modelo usa um V8 aspirado.

O SQ7 será o terceiro utilitário da Audi a ter versão com preparação esportiva. O primeiro foi o médio SQ5, que tem opções a diesel e a gasolina – esta vendida no Brasil. Já o RSQ3, lançado posteriormente, traz apenas propulsor a gasolina.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.