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Chevrolet traz OnStar ao Brasil
Tecnologia

Chevrolet traz OnStar ao Brasil

Como um "concierge online", sistema auxilia motorista em navegação e emergência por meio de uma atendente

24 de jun, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Chevrolet traz OnStar ao Brasil
OnStar vai funcionar inicialmente só para o sedã Cruze

A Chevrolet confirmou a chegada ao Brasil do sistema OnStar. Criado há 19 anos pela marca, ele é como um “concierge” online que oferece serviços de navegação, segurança e emergência ao motorista em tempo real. Ele chegará ao mercado no Chevrolet Cruze, sedã médio da marca.

Todos os serviços oferecidos são feitos por meio de um atendente em uma central OnStar, a qualquer hora do dia. Basta pressionar um botão do sistema junto ao retrovisor interno que ele entrará em contato. Os serviços desejados são acessados por comandos de voz.

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No caso da segurança, o OnStar pode ajudar no processo de recuperação do veículo em caso de roubo. Na emergência, ele está ligado aos equipamentos do carro e emite um alerta automático de acidente, além de oferecer assistência 24 horas.

A conectividade se aplica ao fato de que é possível comandar ou verificar diversos itens do carro à distância por meio de um aplicativo para telefone que a empresa disponibiliza. É possível ligar os piscas, acionar a buzina ou travar e destravar as portas. A navegação também pode ser direcionada por voz, que joga o destino desejado para a central multimídia do modelo.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.