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Audi afirma que R8 não terá motor turbo
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Audi afirma que R8 não terá motor turbo

Em entrevista, executivo de motores da marca descartou nova unidade de força para esportivo

31 de jul, 2015 · 2 minutos de leitura.

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 Audi afirma que R8 não terá motor turbo

As especulações sobre uma possível versão de entrada do R8, com motor turbo, parecem ter chegado ao fim. Depois de omembro do conselho de desenvolvimento da marca, Dr. Ulrich Hackenberg, dizer à publicação “Motoring” que seria inevitável que o modelo tivesse esse tipo de motor, o chefe de desenvolvimento de motores, Jurgen Konigstedt descartou tal possiblidade.

Em entrevista à “CarAdvice”, o executivo disse que o atual V10 aspirado é suficientemente bom para o carro neste momento.Ele ainda defendeu que o motor atual não precisa da potência extra. Por fim, o executivo ainda falou que câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas do R8 permanecerá em linha por bastante tempo.

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A nova geração do R8 foi mostrada recentemente duranto o Salão de Genebra, na Suíça. Em sua gama são duas as versões V10 5.2, com 547 cv ou 618 cv. A novidade é que a montadora alemã já testa uma versão mais “básica” do esportivo, equipada com um novo motor turbo. Confira a galeria abaixo:


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.