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Apple está à procura de uma pista de testes
Tecnologia

Apple está à procura de uma pista de testes

A empresa não se manifesta, mas dá indícios de que pretende testar seu carro autônomo

18 de ago, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Apple está à procura de uma pista de testes

A Apple continua firme em seu projeto de carro autônomo. As últimas informações dão conta de que engenheiros da gigante de tecnologia andaram sondando sobre uma antiga base militar da Marinha dos Estados Unidos, que se transformou em campo de provas para veículos autônomos.

A Apple, conhecida por fazer iPhones, iPads e computadores, não disse que tipo de testes planeja realizar no local. O complexo de pistas, denominado GoMentum, fica localizado na cidade de Concord, proximidades de São Francisco.

Diferentemente de uma pista de testes convencional, a GoMentum tem toda a infra-estrutura de uma cidade, com prédios, ruas e cruzamentos. Só não tem pessoas. Por isso tem sido utilizada por fabricantes de veículos autônomos e empresas de alta tecnologia.

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São 32 quilômetros de ruas pavimentadas, incluindo túneis e cruzamento com ferrovias.

Além da Apple, algumas outras companhias, incluindo o Google, estão trabalhando em novos desenhos para veículos de condução autônoma e elétricos. A Honda é uma das empresas que também planejam testar automóveis autônomos no local.

Em fevereiro, o Wall Street Journal citou diversas fontes que afirmavam que a Apple estava trabalhando em um veículo elétrico a ser lançado em 2020, conhecido como Projeto Titan.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.