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Mark Webber ganha Porsche de R$ 4 mi
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Mark Webber ganha Porsche de R$ 4 mi

Piloto australiano, que representa a marca alemã no Mundial de Endurance, é novo dono de um 918 Spyder

29 de ago, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Mark Webber ganha Porsche de R$ 4 mi
Após receber o carro, Webber o 'pilotou' de Stuttgart a Nurburg, na Alemanha

Ser piloto de uma fabricante de carros de sonhos tem muitas vantagens. Com certeza, uma das melhores é ser presenteado com um dos superesportivos mais exclusivos e rápidos da década. Que o diga Mark Webber. Enquanto na Fórmula 1, o australiano era integrante da equipe Red Bull, que não é montadora.

No fim de 2013, ele deixou a categoria para participar do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). A modalidade é menos importante que a Fórmula 1, mas, fora das pistas, com certeza a vida de Webber está agora bem mais divertida. Recentemente, ele recebeu de presente de sua equipe, a Porsche, um exemplar superesportivo topo de linha da marca, o 918 Spyder.

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O modelo, cujo conjunto mecânico híbrido gera quase 900 cv, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. Além disso, recentemente a Porsche anunciou que ele já estava esgotado. As 918 unidades já haviam sido vendidas – a entrega a todos os clientes, porém, vai demorar para ser concluída.

O exemplar de Webber, no entanto, é ainda mais exclusivo, pois foi preparado exclusivamente para ele na fábrica. A pintura bicolor é vermelha com faixas brancas. Além disso, o exemplar usa ainda mais fibra de carbono que os 918 “convencionais”.


Ao receber o carro, que no Brasil teve uma unidade vendida no ano passado por R$ 4 milhçoes, Webber não perdeu tempo. Ele deixou o local da entrega, em Stuttgart, e foi guiando o carro para a Nurburg, também na Alemanha. Neste fim de semana, ele disputa no autódromo uma etapa do WEC, a 6 Horas de Nurburgring.

Considerando que o carro atinge 345 km/h, a distância entre Stuttgart e Nurburg é de 320 km e a maioria dos trechos das rodovias alemãs não tem limite de velocidade, quanto tempo Webber demorou para completar sua viagem?


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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.