Você está lendo...
Andamos nos novos Kia Sorento e Carnival
Avaliação

Andamos nos novos Kia Sorento e Carnival

Utilitário e minivan tiveram suas novas gerações lançadas no Brasil com motor V6 de 270 cv

04 de out, 2015 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

 Andamos nos novos Kia Sorento e Carnival

A cena é comum: a pessoa chega com as mãos ocupadas e tem de colocar alguma sacola no chão para abrir a tampa do porta-malas. Pode estar chovendo e, talvez, seja necessário optar entre segurar o guarda-chuva ou as compras. Pois no novo Sorento isso não é problema. Basta chegar perto da traseira que o carro reconhece a presença do dono (por causa da chave) e a porta sobe sozinha.

Essa é uma das melhores novidades da terceira geração do modelo da Kia, que chega ao Brasil por R$ 183.900 em versão única. Além do visual mais moderno, ele cresceu 9,5 centímetros no comprimento (para 4,78 metros) e 8 cm na distância entre-eixos (de 2,78 metros).

Publicidade


Graças às dimensões ampliadas, a Kia optou por trazer o utilitário da Coreia do Sul apenas na configuração de sete lugares. E, a partir de agora, o modelo só será oferecido com motor 3.3 V6 a gasolina de 270 cv (antes havia opção do 2.4 de quatro cilindros). O câmbio é automático e tem seis marchas.

Embora tenha visual robusto, o novo Sorento chega apenas com tração na dianteira. Por isso (e ao contrário do que seu estilo possa sugerir), o carro não deve ser visto como um jipão apto a enfrentar qualquer aventura na terra – pelo menos não onde haja muita lama.

Essa talvez seja a maior diferença em relação ao Santa Fe. Os dois compartilham a base, mas o Hyundai tem tração integral (as duas marcas pertencem ao mesmo grupo). Em tamanho, o Sorento fica entre o Santa Fe de cinco lugares (4,69 m) e o Grand Santa Fe (4,91 m).


Na estrada, o Kia tem bom desempenho e rodar silencioso. As respostas agradam e há três modos de condução (econômico, esportivo e normal), que ajustam as respostas de câmbio, motor e direção (elétrica) ao gosto do motorista. Outra novidade é o detector de ponto cego, que alerta sobre presença de veículos nas faixas laterais.

O acabamento e o nível de conforto satisfazem. Os bancos de couro sintético têm ajustes elétricos com memória e aquecimento. Na segunda fileira, o encosto é reclinável.
No novo Kia, o assoalho perdeu o túnel central, o que ampliou a área atrás. A terceira fila é para crianças, porque o acesso e o espaço são restritos.

Parte do silêncio e suavidade de rodagem pode ser creditada à nova carroceria, que, segundo o diretor de vendas da marca, Ary Jorge Ribeiro, tem 53% de aços de alta resistência (ante 24% da anterior). Isso resulta em melhor rigidez torcional, menor ruído e menos vibração.


Também houve melhoria na aerodinâmica. Os engenheiros fizeram um intenso trabalho na parte inferior, que é praticamente fechada, para facilitar a passagem do ar. Apenas o cano de escapamento fica aparente.

De acordo com Ribeiro, além de concorrer com o próprio Santa Fe, o Sorento chega para disputar mercado com Ford Edge, Volvo XC60 e Land Rover Discovery Sport. O executivo estima vendas entre 100 e 120 unidades mensais do modelo.

Minivan. Assim como o Sorento, a Grand Carnival está chegando ao mercado brasileiro em sua terceira geração. Por R$ 244.900, a van tem como concorrente apenas a Chrysler Town & Country, tabelada a R$ 249.900.


Em relação à rival norte-americana, a Grand Carnival pode levar até oito pessoas, uma a mais que a oponente. O modelo da Kia traz portas laterais corrediças, o que facilita a entrada e saída em locais apertados.

Como o Sorento, a Grand Carnival tem abertura automática da tampa traseira. Outro benefício é o sensor na parte de trás, que tem a função de avisar sobre a presença de algum veículo ou pessoa durante manobra em marcha à ré em vaga transversal.

A Carnival traz o mesmo conjunto mecânico do jipão: motor 3.3 V6 de 270 cv e câmbio automático de seis marchas. Há faróis de xenônio, teto solar panorâmico duplo e suporte Isofix para cadeira infantil tanto na segunda quanto na terceira fila de bancos.


Deixe sua opinião