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Rinspeed mostra esportivo autônomo na CES
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Rinspeed mostra esportivo autônomo na CES

Novo conceito da marca suíça será revelado durante a CES 2016, feira de tecnologia em Las Vegas, em janeiro

12 de out, 2015 · 2 minutos de leitura.

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 Rinspeed mostra esportivo autônomo na CES
Há na traseira do modelo um pequeno heliponto para drones de entrega

A Rinspeed, empresa suíça especializada em carros pouco convencionais, como a variante do Lotus Elise que vira um submarino ou o Bamboo, carro cuja construção é quase toda feita desse material, prepara um novo lançamento, dessa vez um esportivo autônomo.

Normalmente reservando seus lançamentos para o Salão de Genebra, na Suíça, dessa vez a marca irá mostrar seu novo conceito durante a CES, maior feira de tecnologia do mundo, que ocorre em Las Vegas.

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Batizado de Etos, que significa lugar habitual em grego, o modelo leva a sério a ideia de 100% autônomo. Quando ativada a função, o conceito recolhe o volante e as telas do painel podem chegar mais próximo dos ocupantes para proporcionar uma melhor visão.

Pelo conceito, haverá ainda espaço para o heliponto de um drone na tampa do motor, atrás dos ocupantes, o que permitiria fazer pedidos e recebê-los com o carro em movimento. A CES (Consumer Eletronic Show) acontece de 6 a 9 de janeiro de 2016, em Las Vegas, nos EUA.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.